ANTES QUE O MUNDO ACABE

(35 mm, 100 min, cor, 2009)
(janela 1.85, som óptico Dolby SR, som digital Dolby)

Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas  primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.

MÚSICA ("Beat Acelerado", de Yann Lao, Vicente França e Alec Haiat - grupo Metrô; arranjo de Leo Henkin; voz: Luiza Caspary)

Direção: Ana Luiza Azevedo

Produção Executiva: Nora Goulart e Luciana Tomasi
Roteiro: Paulo Halm, Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Giba Assis Brasil
Direção de Fotografia: Jacob Solitrenick
Direção de Arte: Fiapo Barth
Direção Musical: Leo Henkin
Direção de Produção: Nora Goulart
Montagem: Giba Assis Brasil

Uma Produção da Casa de Cinema PoA

Elenco Principal:
Pedro Tergolina (Daniel)
Bianca Menti (Mim)
Eduardo Cardoso (Lucas)
Caroline Guedes (Maria Clara)
Eduardo Moreira (Daniel-pai)
Janaína Kremer (Elaine)
Murilo Grossi (Antônio)

CRÉDITOS COMPLETOS

Prêmios

* 2º Festival de Paulínia, 2009: Melhor filme (prêmio da crítica), Melhor direção, Melhor fotografia, Melhor direção de arte, Melhor música, Melhor figurino.

* 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2009: Prêmio Itamaraty (melhor filme brasileiro da mostra)
 
* 19º Divercine - Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens - Montevidéu, Uruguai - set/2010 : Grande Premio "Guri", Melhor longa de ficção, Melhor Opera prima (filme de diretor estreante), Prêmio SIGNIS (júri especial).
 
* 15º SCHLINGEL - Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens - Chemnitz, Alemanha - out/2010: Grande Prêmio do júri - melhor filme juvenil da competição
 
* Melhor filme brasileiro de 2010 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
 
* 2º CINECITA - Festival Internacional de Cinema e TV Infantil e Juvenil - Bogotá, Colômbia - maio/2012: Melhor longa-metragem juvenil.

Críticas

"ANTES QUE O MUNDO ACABE trata de afeto, família, globalização, mas principalmente de responsabilidade. Graves questões éticas são colocadas sem que a diretora e seus corroteiristas abram mão da simplicidade."
(Luiz Carlos Merten, Agência Estado, 04/10/2009)

"O comovente e divertido ANTES QUE O MUNDO ACABE, de Ana Luiza Azevedo (...), narra a descoberta do mundo por um garoto de 15 anos que divide com o melhor amigo o amor por uma garota. É um 'Jules e Jim' adolescente, combinando o humor esperto de Jorge Furtado (um dos roteiristas) com a notável delicadeza da diretora."
(José Geraldo Couto, Folha de São Paulo, 17/07/2009)
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1807200919.htm

"O elenco é harmonioso, visivelmente bem preparado, contribuindo de maneira decisiva para a credibilidade dos personagens e das situações. O resultado é um filme a que se assiste com muito prazer, um sorriso no canto dos lábios, e uma lágrima no canto dos olhos."
(Celso Sabadin, 100% Vídeo, 12/04/2010)
http://www.100video.com.br/Portal/Noticias.aspx?NoticiaID=11232

"É um encantador filme gaúcho, de uma veterana realizadora de curtas que acabou de dirigir uma série para a HBO. (...) É rural (feito no Sul, onde os campos são verdes e tudo fica muito mais fotogênico), romântico, alegre e muito agradável de ver. (...) Uma delícia. Recomendado."
(Rubens Ewald Filho, 13/05/2010)
http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2010/05/13/estreia-antes-que-o-mundo-acabe/

"Quem rouba a cena no filme é a meia-irmã caçula de Daniel, interpretada por Caroline Guedes, que fez o público rir sempre que apareceu na tela."
(Eduardo Tardin, UOL Cinema, 15/07/2009)
http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/07/15/ult4332u1154.jhtm

"Sem queimar sutiãs em praça pública, Ana Luiza Azevedo reposiciona a mulher no mapa amoroso. Mim, a personagem, não quer ter um amor só. Os homens não entendem isso!"
(Anna Virginia Balloussier, Rolling Stone, 16/07/2009)
http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/5792/

Veja também
* Sítio oficial do filme
* Editora Projeto
* Projeto Escola no Cinema