Giba Assis Brasil

Bookmark and Share

Cuidado com o Espo.crm

A aparência é de uma página de discussão, como em muitos desses fóruns que existem na internet pra se procurar coisas, resolver dúvidas e trocar informações a respeito de qualquer assunto. Só que o nome do fórum ("Espo.crm") já é falso, o endereço da página é uma sequência de letras aleatórias e a extensão de domínio (aquelas duas letrinhas depois do ponto, que normalmente indicam o país onde o saite está hospedado) é de lugar nenhum, como ".ga" ou ".ml".

No topo da página aparece o título do filme - ou livro, disco, jogo, seja o que for que alguém pode estar procurando - por exemplo: "ANTES QUE O MUNDO ACABE". Logo abaixo, um cara que se assina "caffeine", categoria "Member", pergunta:

>> Hey there, anyone has [[Antes que o mundo acabe]], searched all the web couldn't find anywhere. <<

Meia hora depois o "yurikuzn", que é "Senior Member", responde:

>> Here is the link, was searching for this myself for a long time, found only on this fileshare. <<

Cinco minutos depois o "caffeine" reclama:

>> But it requires CC. <<

CC, no caso, significa "credit card". Ou seja, pra entrar no tal linque, tem que colocar o número do teu cartão de crédito. O que só se faz em saites confiáveis, é claro. A questão é: o que exatamente é um saite confiável?

Pois então. Logo abaixo, na mesma página, aparece um post do dia seguinte, em que "Makov", outro Junior Member, avisa que o saite é de confiança.

>> Yes, just fill it in, its trusted site. <<

Pouco mais de uma hora depois, o próprio "caffeine" aparece pra confirmar:

>> Thanks, CC just to make sure you aren't bot. <<

Algumas horas depois, outro Junior Member, chamado "Aleria" agradece a informação:

>> Thanks guys, looked for this long time too. <<

Se você ainda está em dúvida, no dia seguinte vem um terceiro Junior Member, "DarckWod", cujo avatar é um gatinho pulando de alegria, que diz:

>> Oh man, that's great, thank, solid website, entered CC and just downloaded what I needed. <<

Por fim, três horas depois, o "Root", "Admin" da página, dá o caso por encerrado:

>> Topic is closed. <<

Como ninguém reclamou, dá pra acreditar que a informação é correta, e o filme ou jogo tal vai ser encontrado naquele linque, pode colocar o teu Visa que não tem perigo, é "só pra ver se você não é um robô".

O problema é que esta mesma sequência de mensagens, com exatamente os mesmos textos e os mesmos dias e horários de postagem, aparece pra alguns milhares de itens pesquisáveis. E muitas vezes o Google te leva pra uma dessas páginas. E, no meu caso, o Google Alerta manda uma (ou mais de uma) dessas páginas por e-mail.

Confesso que, na primeira vez que eu recebi, quase acreditei. Não botei o meu cartão de crédito, claro, mas cheguei a ficar em dúvida. Só quando vi a segunda página exatamente igual é que eu entendi a sacanagem.

Quer ver? Essa página aqui é pra quem procurar por "Antes que o mundo acabe":
http://ylapobefelid.ga/1721.html

Essa é pro "Ilha das flores":
http://xicyjaryzyno.ml/1843.html

Essa é pra uma versão do "Robocop" em francês:
http://xicyjaryzyno.ml/1854.html

Essa é pro episódio "Seed" da 3ª temporada de "The walking dead":
http://ylapobefelid.ga/1616.html

E assim por diante.

E o linque do filme? Bom, eu não fui até o final do processo. Mas, como eu aprendi com o meu pai e com a pequena Dorothy, no fim do arco-íris não tem nada, porque quando a gente chega lá o fim do arco-íris já tá em outro lugar. Se alguém quiser apostar o seu cartão de crédito, boa sorte. Depois me conta.