Jorge Furtado

Bookmark and Share

Futuro vice de José Serra é preso

Saudado pela imprensa, há quatro meses, como o principal candidato a vice de José Serra (1) na eleição de 2010, o governador José Roberto Arruda foi preso por suborno, tentativa de obstrução da justiça e corrupção. Arruda era o único governador eleito pelo DEM, partido que apóia a candidatura do PSDB à presidência.

Um vídeo disponível no Youtube mostra que Arruda era o candidato à vice preferido por José Serra. Durante um encontro de Serra e Arruda em Brasília, pouco antes do governador eleito pelo DEM cair em desgraça ao aparecer num vídeo recebendo maços de dinheiro, José Serra diz, falando sobre as eleições de 2010: “se eu definisse algo no plano nacional o lema seria “Vote num careca e ganhe dois”. (2)

Ainda assim, a velha imprensa, empenhada até a raiz dos cabelos na tarefa de devolver o governo federal ao PSDB paulista, menosprezando a inteligência dos seus minguantes leitores e mais uma vez mandando às favas qualquer escrúpulo, hoje, com Arruda na cadeia, tenta colar a imagem do ex-futuro vice de José Serra ao presidente Lula!

Partindo das palavras de um assessor de Lula, que teria classificado o episódio da prisão de Arruda como “lamentável”, o que é o óbvio, vários jornalistas, por burrice, má-fé ou ambos, criticam o presidente por sua suposta condescendência para com o corrupto serrista. Nas matérias, nenhuma palavra de ou sobre José Serra. A velha imprensa trata seu grupo cada vez mais reduzido de leitores como se fossem idiotas. Provavelmente está certa.

Jorge Furtado, 12/02/10
(1) “Serra, do PSDB, e Arruda, do DEM, ensaiam aliança para 2010, em Brasília”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u461464.shtml

“No caso de Serra, o DEM lhe ofereceria os vices Cátia Abreu, José Roberto Arruda e Rodrigo Maia”. Eliane Cantanhede, Folha de São Paulo, 06/10/2009.
http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?id=931058

“Até um dia desses o nome mais cotado entre os Democratas a essa candidatura de vice de Serra ou de Aécio era o do atual governador José Roberto Arruda”.
http://tribunadonorte.com.br/noticia/politica-de-brasilia/134828

“É natural que a vice-presidência seja do Democratas. Temos bons quadros. Nomes como o governador do DF, José Roberto Arruda, a senadora Kátia Abreu, o ex-prefeito César Maia, o senador José Agripino e o deputado Ronaldo Caiado”. Rodrigo Maia, Presidente do DEM
http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/03/08/politica8_0.asp
(2) Serra, sobre Arruda: “Se eu definisse algo no plano nacional o lema seria “Vote num careca e ganhe dois”.

 

Enviado por Fabio Dalcastagne em 22 de fevereiro de 2010.

E dirceu (antecessor de Dilma)? E mensalão? Se conhecer ou apoiar corruptos fosse corrupção, o PT (e o Lula) teriam sido banidos da política há tempo. Serra tem um pé nisso? Então Dilma está até a cabeça com coisas piores. Vamos jogar limpo! Cada um pague pelos seus erros. O povo é enganado pela imprensa? Desde quando imprensa é justiça? Imprensa torna publico o que ela quer, não necessariamente mentindo. Por isso sou a favor (mundando de assunto, talvez) da desobrigatoriedade do diploma pra exercer o jornalismo, pois há anos cada um diz o que vem na mente (ou no bolso), independente do diploma.

Enviado por Giba Assis Brasil em 22 de fevereiro de 2010.

Tem razão, Fábio. Agora faz o seguinte exercício: entra no Google Notícias e vê quantas referências existem esta semana para o José Dirceu: neste momento, 20:55 do dia 22/02/2010, são exatamente 500. Agora pesquisa "José Dirceu" + "Dilma Roussef". Aparecem 365 notícias. Ou seja: 73% das menções a José Dirceu na grande imprensa lembram de associá-lo à candidata Dilma. Em seguida, busca por "José Roberto Arruda", que está na ordem do dia e por isso aparece bem mais: 8.838 vezes. Por último, testa "José Roberto Arruda" + "José Serra", e você vai ter apenas 193 notícias. Ou seja: pouco mais de 2% das referências ao ex-futuro-vice de Serra mencionam sua ligação com o governador de São Paulo. Será que isso é jogar limpo? Um abraço.

Enviado por Fabio Dalcastagne em 23 de fevereiro de 2010.

Giba!! Primeiro, pra mim é uma honra ter dialogado (mesmo que por blog) com você. Acho você um montador brilhante! Sou um profundo admirador da Casa. Segundo: entendi o seu ponto levantado. A imprensa tem dado destaque às posições políticas de Arruda, deixando escapar o fato dele ser (ou já ter sido) o principal candidato a vice de Serra. Concordo que isso também não é jogar limpo. Talvez a imprensa tenha aprendido a lição quando fez de tudo para relacionar o mensalão (dentre outros) com o Lula, mas não funcionou. Talvez a imprensa esteja mesmo editando a verdade, por interesses próprios. Talvez a imprensa realmente acredite que Serra deva ser presidente por acreditar que será o melhor para o Brasil. Mas o fato é que não se pode confiar na imprensa do Brasil (nas outras não opino). O Cinema é opinião, jornalismo não. E sem defender ninguém (nem Lula nem Serra (ou Dilma), só acho o silogismo perigoso. Cada vez mais gosto do filme Boa Noite e Boa Sorte, pois talvez não seja tão simples um jornalista trabalhar com fatos, por diversos fatores.

Enviado por Luciano Prado em 12 de fevereiro de 2010.

O texto é impecável. A última frase do texto é emblemática: “A velha imprensa trata seu grupo cada vez mais reduzido de leitores como se fossem idiotas. Provavelmente está certa”. De fato, a velha imprensa ainda se utiliza da jurássica estratégia de cultivar idiotas para em seguida subjugá-los, manipulá-los. Para se ter uma idéia de quem são esses idiotas e como “argumentam”, basta entrar em um dos sites dos missionários dessa velha imprensa e ler alguns comentários. É de dar dó. O cabresto é apertado e a ração limitada.