por Jorge Furtado
em 01 de setembro de 2008
Chamada de capa da Folha Online:
Governo suspeita de participação de Abin e PF em grampo
Para quem lê só a manchete de capa, muita gente, a leitura é:
- houve o tal grampo.
- o governo (federal) suspeita que ou a Abin ou a PF ou ambas estão envolvidas no grampo do ministro Gilmar Mendes e do senador Demóstenes Torres, que houve.
Clicando-se nesta manchete, algumas pessoas fazem isso, chega-se na notícia que tem o seguinte título:
Governo suspeita de participação de Abin, PF e iniciativa privada em grampo
Surge a “iniciativa privada”, uma nova hipótese, ausente da manchete de capa. Ou seja: o governo suspeita que - se é que houve realmente um grampo - pode ter sido feito por alguém do governo (Abin ou PF) ou de fora do governo.
Parece que a participação do clero está fora de questão. Eu paro de ler aqui, já sei que não há notícia alguma pela frente.
x
A imprensa de papel deveria, pelo menos em respeito às árvores cuja vida ceifou, demonstrar um pouco mais de bom senso. Dar manchete de capa e falar em impeachment de um presidente eleito (e aprovado) por 70% da população brasileira por causa deste factóide de terceira categoria - supostas conversas, supostamente gravadas, supostamente sem o conhecimento dos interlocutores, supostamente entregues a supostos jornalistas - é zombar da inteligência e do bom senso do mais bronco dos seus leitores.
x
A incontinência verbal e a vaidade do supremo ministro Gilmar Mendes (Quando ele vai embora? Falta muito?) já passaram do grau de irritantes. O supremo ministro dá entrevista todos os dias, sobre todos os assuntos. Os nossos supremos magistrados (Por que não votar para juiz, como nos EUA?) entendem de tudo: embriões congelados, vida dos índios, nepotismo, anencefalia, algemas. Talvez fosse o caso que argüir o ministro Gilmar Mendes sobre o uso de três ou quatro zagueiros. E o sumiço da vara da atleta brasileira em Pequim? O STF não vai fazer nada a respeito?
x
Grampeador neste pais é o que não falta, mas grampo a favor do grampeado é o primeiro que eu vejo.
X
Palpite:
Se aparecer um dia, aposto que a gravação da suposta conversa vai mostrar um dos dois supostos interlocutores canastreando, sabendo estar sendo gravado.
X
Wálter Fanganiello Maierovitch, na Carta Capital:
“Já se escreveu que a pior das ditaduras não é a do Executivo, mas a do Judiciário, quando este se sobrepõe aos demais poderes e passa, como se legislador ou chefe de governo fosse, a disciplinar a vida em sociedade, tudo sem contar com representação popular direta, ou seja, por meio de eleições.”
Texto integral em:
http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=1969