Orson Welles e o cinema wisconsinita

por Jorge Furtado
em 31 de maio de 2010

Estes são os meus vinte cineastas preferidos, em ordem alfabética. Acho que sei o país em que cada um deles nasceu, embora costume pensar em Kubrick como um cineasta inglês (nasceu em New York, mas escolheu viver e morreu na Inglaterra). Nunca me interessei em saber o estado (território, província, região, condado) em que cada um deles nasceu, mas é fácil descobrir, com a ajuda da Wikipedia.

  • Akira Kurosawa. Cineasta kantoniano (ou kantonense?) Nasceu em Tóquio, em 23 de Março de 1910, morreu em Setagaya, em 6 de Setembro de 1998. O Japão é dividido em oito províncias, Tóquio fica na província de Kanto. A região de Kanto é uma área geográfica da ilha de Honshu, a maior ilha do Japão. Os seus limites territoriais são praticamente os mesmos da Planície de Kanto.
  • Alain Resnais. Cineasta bretão. (Ou morbihanense?) Nasceu em 3 de junho de 1922, Vannes. Vannes é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan.
  • Alfred Hitchcock. Cineasta londrino. Nasceu em Londres, 13 de Agosto de 1899, morreu em Los Angeles, 29 de Abril de 1980. A Inglaterra se divide em 48 condados (shires), de constituição que tem sido algo variável. Alfred Hitchcock nasceu em Leytonstone, que hoje pertence a Grande Londres, mas na época pertencia ao condato de Essex.
  • Billy Wilder. Cineasta suchaniano (Suchense? Suchi?) ou Galês (da Galícia, região entre a Ucrânia e a Polônia, não confundir com a Galícia da Península Ibérica). Nasceu em Sucha, 22 de Junho de 1906, morreu em Beverly Hills, 27 de Março de 2002. O condado de Sucha faz parte da “voivodia” (província) da Pequena Polônia, hoje é território da Polônia.
  • Charles Chaplin. Cineasta londrino. Nasceu em Londres, 16 de Abril de 1889, morreu Corsier-sur-Vevey (França), em 25 de Dezembro de 1977.
  • Ernest Lubitsch. Cineasta berlinense. Nasceu em Berlim, 28 de janeiro de 1892, morreu em Hollywood, 30 de novembro de 1947. Berlim é a capital e um dos dezesseis estados da Alemanha.
  • Ettore Scolla. Cineasta napolitano ou avelinense. (Ou campaniense?) Nasceu em Trevico, 10 de maio de 1931. Trevico é uma comuna italiana da região da Campania, província de Avellino. A Campanha (em italiano Campania) é uma região do sul da Itália, cuja capital é Nápoles.
  • Federico Fellini. Cineasta bolonhês. Nasceu em Rimini, 20 de janeiro de 1920, morreu em Roma, em 31 de outubro de 1993. Rimini é uma comuna italiana da região da Emília-Romanha, província de Rimini, com cerca de 136000 habitantes. A Emília-Romanha (em italiano Emilia-Romagna) é uma região situada no norte da Itália, cuja capital é Bolonha.
  • Francis Ford Coppola. Cineasta michiganiano. Nasceu em Detroit, em 7 de Abril de 1939. Detroit é a maior cidade do estado americano de Michigan.
  • John Huston. Cineasta missouriano. Nasceu em Nevada, em 5 de agosto de 1906, morreu em Middletown, Rhode Island, 28 de agosto de 1987. Nevada é uma cidade localizada no estado americano de Missouri, no Condado de Vernon.
  • Luis Buñuel. Cineasta aragonês. Nasceu em Calanda, em 22 de Fevereiro de 1900, e morreu na Cidade do México, em 29 de Julho de 1983. Calanda é um município da Espanha na província de Teruel, comunidade autônoma de Aragão.
  • Martin Scorsese. Cineasta novaiorquino. Nasceu no bairro de Queens, Nova Iorque, em 17 de Novembro de 1942.
  • Orson Welles. Cineasta wisconsinita. Nasceu em Kenosha, Wisconsin, em 6 de maio de 1915, morreu em Hollywood, 10 de outubro de 1985.
  • Pedro Almodovar. Cineasta castelhano. Nasceu em Calzada de Calatrava, em 24 de setembro de 1949. Calzada de Calatrava é um município da Espanha na província de Ciudad Real, comunidade autônoma de Castilla-La Mancha.
  • Sergei Eisenstein. Cineasta letão. Nasceu em Riga, 23 de janeiro de 1898, morreu em Moscou, 11 de fevereiro de 1948. Riga é a capital da Letónia e a maior cidade dos países Bálticos. É um porto no Mar Báltico, junto ao rio Daugava. Para fins administrativos, Riga é uma cidade independente e está localizada na região de Riga.
  • Stanley Kubrick. Cineasta novaiorquino. Nasceu em Nova Iorque, 26 de julho de 1928, morreu em Hertfordshire, 7 de março de 1999.
  • Vitorio De Sica. Cineasta frosinonense. Nasceu em Sora, 7 de julho de 1901, morreu em Paris, 13 de novembro de 1974. Sora é uma comuna italiana da região do Lácio, província de Frosinone.
  • Woody Allen. Cineasta novaiorquino. Nasceu em Nova Iorque, 1 de dezembro de 1935.

Qual a importância do estado (província, condado, região) de nascimento destes cineastas? Qual a importância da sede da produção ou das locações de seus filmes?

Que eu saiba, nenhuma.

xxx

Apesar da total inutilidade destas informações, volta e meia surge alguém falando em cinema gaúcho, pernambucano ou paulista. Quase sempre a estratégia envolve a preservação de nichos de mercado, um estímulo extra para vender ingressos na base do “melhor porque é nosso”. O caráter regionalista das obras também é muito útil para esconder fragilidades da realização, aí vale o “é ruim mas é nosso”.

Estes 20 grandes cineastas produziram obras de interesse duradouro e mundial. Algumas vezes cantaram suas aldeias (Fellini/Rimini, Woody Allen/New York), mas todos filmaram em muitos cantos do mundo, com atores de várias nacionalidades e sotaques. Sorte nossa.