James Castle e Concha Buika

por Jorge Furtado
em 08 de agosto de 2013

James Charles Castle (*25/09/1899 - +26/10/1977) foi um grande artista americano, ele nasceu em Garden Valley, Idaho. Castle era surdo de nascença e passou a vida numa pequena comunidade rural. Passou a vida desenhando, criando arte a partir de papeis reciclados, embalagens, restos.

Não é incomum que solitários envelheçam acumulando rabiscos, escritos e desenhos, o mundo está cheio de gavetas cheias, mas o fato é que James Castle era um extraordinário artista. E um grande desenhista. Embora seu trabalho seja muito pessoal, por vezes lembra o de Saul Steinberg e por vezes o de Artur Bispo do Rosário, dois mestres da sofisticação e da simplicidade.

Os setenta anos de desenhos de Castle são um retrato do século 20 tendo como ponto de vista o interior profundo dos Estados Unidos, uma paisagem muito bonita, às vezes triste. E o que me faz mais admirar os americanos é que eles preservaram e divulgam o trabalho de seus artistas, o Museu de Arte da Filadélfia organizou retrospectivas de suas obras, que ganharam o mundo a partir de uma exibição em Madrid, em 2011, no Museu de Arte Reina Sofia.

Procure James Castle no Google Images, comece pelas imagens de boa resolução, para ver os detalhes.

Aqui, você pode ver um trecho do filme “James Castle, retrato de um artista”, de Jeffrey Wolf, feito em 2008:

(Agradeço ao Guilherme Dable pelo filme e pela descoberta do trabalho do Castle.)

Aqui, informações sobre o filme:

Aqui, James Castle na Wikipedia

xxx

Outra descoberta recente - acho que não fui o último a saber dela - foi a cantora espanhola Concha Buika, espetacular. Voz belíssima e inconfundível, grande repertório, e ainda por cima a mulher e linda.

Aqui vai Concha Buika para vocês, de presente de dia dos pais.

Luz Casal e Concha Buika, Sombras:

Un mundo raro:

Volver:

Somos:

Matéria na tv espanhola sobre a gravação de Concha Buika e Chucho Valdez do cd “El último trago:

Sobre Concha Buika