2005: Um índio descerá
Depois de NY e Madrid, a onda de terror chega a Londres: um dia após a cidade ser anunciada como sede das Olimpíadas de 2012, uma série de explosões no sistema de metrô mata 52 pessoas. Quinze dias depois, no mesmo metrô, o eletricista brasileiro Jean Charles de Menezes é confundido com um terrorista e morto por policiais.
Em fevereiro, a religiosa Dorothy Stang é assassinada no Pará, por defender os direitos dos povos nativos da Amazônia. Em dezembro, o aymara Evo Morales é eleito o primeiro presidente indígena da história da Bolívia. João Paulo II morre em abril e o alemão Joseph Ratzinger assume como 265º Papa da igreja católica, com o nome de Bento XVI. Angela Merkel é a primeira mulher presidenta da Alemanha e a USP tem pela primeira vez uma reitora, Suely Vilela.
O YouTube é lançado e seu primeiro vídeo publicado - uma gravação de 19 segundos do cofundador do site, Jawed Karim, em um zoológico, com o singelo título “Me at the zoo”. No Brasil, dizemos não à limitação da comercialização das armas e assistimos ao deputado Roberto Jefferson inventar o termo “mensalão”, meses antes de ter seu mandato cassado, levando outros junto com ele. Nos despedimos de Saul Bellow, Arthur Miller, Miguel Arraes, Will Eisner, Hunter Thompson, e de nosso parceiro Bira Valdez.
Aqui na Casa comemoramos o lançamento de cinco longas em cinco anos, marcando a chegada aos cinemas de “Sal de Prata”, de Carlos Gerbase. Trabalhamos na coprodução “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach. Lançamos a Coleção Curtas da Casa em DVD, com 37 curtas em 4 discos e mais de 11 horas de conteúdo. Gravamos a primeira série para o Canal Futura, “Que trabalho é esse?”. Para a RBSTV, produzimos um episódio da série “5 Vezes Érico”, dirigido por Márcio Schoenardie, “O resto é silêncio”.
*****
2005 / O RESTO É SILÊNCIO (28 min)
Episódio da série “5 Vezes Erico” da RBS TV
Direção: Márcio Schoenardie
Joana, balconista de uma loja de brinquedos, se joga do alto de um prédio no centro da cidade. Para a mãe, não deixa nenhuma explicação. Para o noivo, a informação de que estava grávida de outro homem. Mas, para o repórter que investiga sua morte, deixa várias pistas sobre suas preferências literárias.
Produção Executiva: Luciana Tomasi e Nora Goulart
Roteiro: Angel Palomero
Argumento: adaptado do romance de Erico Verissimo
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Patrícia Pereira
Coordenação de Produção: Bel Merel
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Janaína Fischer
Elenco Principal: Jairo de Andrade, Cristina Kessler, Leonardo Barison, Ida Celina
ASSISTIR AO FILME
Disponível de 08 a 14/dez
Sem legendas
**********
MOSTRA CASA DE CINEMA: 30 ANOS, 30 FILMES
1987 / O dia em que Dorival encarou a guarda
1988 / Barbosa
1989 / Ilha das flores
1990 / Memória
1991 / O vampiro de Novo Hamburgo (e outros)
1992 / Esta não é a sua vida
1993 / Ventre livre
1994 / A matadeira
1995 / Deus ex-machina
1996 / Um homem sério
1997 / Anchietanos
1998 / Trampolim
1999 / Três minutos (disponível até 08/dez)
2000 / O sanduíche (disponível até 09/dez)
2001 / Dia de visita (disponível até 10/dez)
2002 / Dona Cristina perdeu a memória (disponível até 11/dez)
2003 / A hora da estrela (disponível até 12/dez)
2004 / Meu tio matou um cara (disponível até 13/dez)
2005 / O resto é silêncio (disponível até 14/dez)