2009: Comer, amar e morrer
Obama é o 44º presidente norte-americano a tomar posse, e em poucos dias manda fechar a base naval de Guantánamo, retira 12 mil soldados do Iraque e libera viagens e transferências familiares de dinheiro para Cuba. “Esse é o cara. Eu adoro esse cara”, declara Obama, na reunião do G20, em Londres, sobre o presidente Lula. A situação atrai a atenção mundial para o líder brasileiro, eleito “homem do ano” por diversos jornais e revistas. Pela primeira vez o Brasil é sede de uma Olimpíada: numa votação histórica o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar a edição dos Jogos Olímpicos de 2016.
O aplicativo Whatsapp é lançado no mercado e o mundo vive uma pandemia vinda do México, com a Gripe Suína ou Gripe A. Em Honduras, o presidente Manuel Zelaya é deposto, inaugurando um novo modelo de golpes “constitucionais” na América Latina. Em junho, cientistas encontram a primeira prova concreta de um lago em Marte e José Mujica, da Frente Ampla, é eleito presidente do Uruguai no segundo turno.
A Justiça proibiu a menina Maísa Silva de participar do Programa Silvio Santos depois que ela chorou no ar. Em 28 de agosto, Noel Gallagher anunciou sua saída do Oasis, meses depois de ter feito um show histórico no Gigantinho, em Porto Alegre. 2009 ficou conhecido como o ano em que Michael Jackson não deu chance para o velório da pobre da Farrah Fawcett, e em que também perdemos Claude Lévi-Strauss, Mercedes Sosa, Clodovil e Anselmo Duarte, que havia ganhado a Palma de Ouro de Cannes em 1962, com “O pagador de promessas”.
Por aqui, foi um ano de muito trabalho: Ana Luiza Azevedo concluiu e lançou “Antes que o Mundo Acabe”, filmado em 2007; rodamos a segunda temporada da série “Fantasias de uma dona de casa” e “As aventuras da Família Brasil”, ambas para a RBSTV; além de “Que exploração é essa?” para o Canal Futura. Mas o que nos tomou a maior parte do ano foi a série “Decamerão”, produzida para a Rede Globo, com um piloto lançado na primeira semana de janeiro e mais 4 episódios em agosto: “Já não tendo o que mais quero / Vale tratar de viver/ De forma mais reduzida: / Comer, amar e morrer / É bom resumo da vida.”
*****
2009 / DECAMERÃO, A COMÉDIA DO SEXO
Série de 5 episódios produzida para a TV Globo
Episódio disponibilizado: 01 “Comer, amar, morrer” (39 min)
Direção Geral e texto final: Jorge Furtado
Próximo da morte, o velho Spinellochio resolve deixar toda sua fortuna para Toffano, seu único filho. Mas, tentando garantir o futuro de sua enfermeira Monna, exige que os dois se casem, senão a herança fica para a Igreja. Exatamente nesse momento, chega à aldeia o esperto camponês Masetto, disfarçado de padre.
Direção: Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
Roteiros: Jorge Furtado, Guel Arraes, Carlos Gerbase e Adriana Falcão, a partir dos contos de Giovanni Bocaccio
Direção de Fotografia: Jacob Solitrenick
Direção de Arte: Fiapo Barth
Montagem: Giba Assis Brasil e Lúcio Born
Direção de Produção: Bel Merel
Produção Executiva: Nora Goulart
Elenco principal: Lázaro Ramos, Deborah Secco, Mateus Nachtergaele, Drica Moraes, Edmilson Barros, Leandra Leal, Daniel de Oliveira
ASSISTIR AO FILME
Disponível de 12 a 18/dez
Sem legendas
**********
MOSTRA CASA DE CINEMA: 30 ANOS, 30 FILMES
1987 / O dia em que Dorival encarou a guarda
1988 / Barbosa
1989 / Ilha das flores
1990 / Memória
1991 / O vampiro de Novo Hamburgo (e outros)
1992 / Esta não é a sua vida
1993 / Ventre livre
1994 / A matadeira
1995 / Deus ex-machina
1996 / Um homem sério
1997 / Anchietanos
1998 / Trampolim
1999 / Três minutos
2000 / O sanduíche
2001 / Dia de visita
2002 / Dona Cristina perdeu a memória
2003 / A hora da estrela (disponível até 12/dez)
2004 / Meu tio matou um cara (disponível até 13/dez)
2005 / O resto é silêncio (disponível até 14/dez)
2006 / Um | dos | três (disponíveis até 15/dez)
2007 / Rummikub (disponível até 16/dez)
2008 / Fantasias de uma dona de casa (disponível até 17/dez)
2009 / Decamerão, a comédia do sexo (disponível até 18/dez)