2012: Agora é que são elas
Julian Assange, fundador do Wikileaks, depois de denunciar crimes de guerra e tortura em instalações do exército norte-americano, é ameaçado de prisão e se refugia na embaixada do Equador em Londres, onde segue até hoje. Putin e Obama são reeleitos. A NASA confirma a existência de 11 novos sistemas planetários. Físicos europeus anunciam a descoberta do bóson de Higgs, conhecido como “partícula de Deus”, essencial para compreender a formação do Universo. O Facebook alcança um bilhão de usuários cadastrados, boa parte deles pessoas de verdade. Na onda dos “golpes modernos”, Fernando Lugo, no Paraguai, é o segundo presidente latino-americano deposto sem ter sido acusado de nenhum crime.
Elas são as protagonistas: Dilma sanciona a lei das cotas, a Marinha brasileira tem pela primeira vez uma Contra-Almirante, Dalva Maria Carvalho Mendes, Elizabeth II comemora 60 anos no trono britânico, integrantes do Pussy Riot são condenadas a dois anos de prisão por se oporem ao governo Putin, Malala fica gravemente ferida após ataque talibã, Sarah Menezes torna-se a primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha de ouro numa Olimpíada.
O Brasil fica menos engraçado: Millôr Fernandes e Chico Anysio morrem na mesma semana. O primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong - não confunda com Louis Armstrong, por favor! - é outra das perdas do ano, juntamente com Donna Summer, Whitney Houston, Eric Hobsbawm, Oscar Niemeyer e nossos queridos amigos, os cineastas Carlos Reichenbach e Sérgio Silva. O mundo era pra ter acabado em 21 de dezembro, de acordo com uma criativa interpretação do Calendário Maia, mas afinal o evento foi cancelado por tempo indeterminado.
Por aqui, gravamos para a TV Globo a primeira temporada de “A história do Amor”. O longa de Carlos Gerbase, “Menos que Nada”, produzido na Casa e finalizada na Prana, foi lançado nos cinemas, na tv e na internet. Ainda tivemos as séries “Vida de República” e “Que Direito é esse” para o canal Futura e o curta “Maria da Penha”. Em um ano de protagonismo feminino, tivemos a grande Fernanda Montenegro conosco, gravando o piloto da série “Doce de Mãe”, também para a Globo. Nossa adorada Dona Picucha, nos anos seguintes, renderia um Emmy de Melhor Atriz para Fernanda e o de melhor série de comédia para a Casa.
*****
2012 / DOCE DE MÃE (70 min)
Telefilme e piloto de série para a TV Globo
Direção: Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo
Dona Picucha tem 85 anos, é viúva e auxiliada por Zaida há 27 anos. Sempre bem-humorada, apaixonada por samba e pela cozinha, a doce Picucha reúne os filhos Silvio, Elaine, Suzana e Fernando para anunciar que Zaida vai se casar e deixar o emprego. A prole se preocupa, mas a senhora aproveita a oportunidade única de encontrar a liberdade.
Direção Geral e texto final: Jorge Furtado
Roteiro: Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado e Miguel da Costa Franco
Direção de Fotografia: Alex Sernambi
Direção de Arte: Fiapo Barth
Figurinos: Rosângela Cortinhas
Montagem: Giba Assis Brasil
Direção de Produção: Bel Merel
Produção Executiva: Nora Goulart
Elenco principal: Fernanda Montenegro, Marco Ricca, Louise Cardoso, Matheus Nachtergaele, Mariana Lima, Daniel de Oliveira
ASSISTIR AO FILME
Disponível de 15 a 21/dez
Sem legendas
**********
MOSTRA CASA DE CINEMA: 30 ANOS, 30 FILMES
1987 / O dia em que Dorival encarou a guarda
1988 / Barbosa
1989 / Ilha das flores
1990 / Memória
1991 / O vampiro de Novo Hamburgo (e outros)
1992 / Esta não é a sua vida
1993 / Ventre livre
1994 / A matadeira
1995 / Deus ex-machina
1996 / Um homem sério
1997 / Anchietanos
1998 / Trampolim
1999 / Três minutos
2000 / O sanduíche
2001 / Dia de visita
2002 / Dona Cristina perdeu a memória
2003 / A hora da estrela
2004 / Meu tio matou um cara
2005 / O resto é silêncio
2006 / Um | dos | três (disponíveis até 15/dez)
2007 / Rummikub (disponível até 16/dez)
2008 / Fantasias de uma dona de casa (disponível até 17/dez)
2009 / Decamerão, a comédia do sexo (disponível até 18/dez)
2010 / Mulher | de fases (disponíveis até 19/dez)
2011 / Até a vista (disponível até 20/dez)
2012 / Doce de mãe (disponível até 21/dez)