VESTIBULAR DA UNICAMP 2022 (2ª fase) - QUESTÃO 04
Leia, a seguir, um excerto do roteiro e a sinopse do filme Saneamento Básico, o Filme (2007), com direção e roteiro de Jorge Furtado.
Texto 1 (Roteiro)
“CENA 21 - FÁBRICA (…) JOAQUIM (lendo): O monstro da fossa, roteiro de Marina Marghera Figueiredo. Ah é? MARINA: Com a colaboração de Joaquim Figueiredo. JOAQUIM: Colaboração… MARINA: Quem escreveu fui eu. Você só inventou a história. JOAQUIM: Tá bom. (lendo) Nossa história começa numa pequena e tranquila comunidade ao pé de uma montanha. Uma brisa refrescante traz do vale o aroma das corticeiras em flor. (para de ler) Como é que você vai filmar isso? MARINA: O quê? JOAQUIM: O aroma das corticeiras em flor. MARINA: Não vou filmar, quem vai filmar é o Fabrício. JOAQUIM: E como o Fabrício vai filmar o aroma das corticeiras em flor? MARINA: Isso é só um roteiro. A Marcela disse que tem que ter dez páginas, estou enrolando, só tenho três páginas prontas. Não gostou? Escreve você! (…)” (Disponível em: http://www.casacinepoa.com.br/sites/default/files/saneam1.txt. Acessado em 21/06/2021.)
Texto 2 (Sinopse)
“Moradores de uma pequena vila se juntam para pleitear a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Para conseguir o dinheiro, eles precisam fazer um filme de ficção.” (Disponível em: https://globoplay.globo.com/saneamento-basico-o-filme/t/fcDXBmQBH1. Acessado em 21/06/2021.)
a) Considerando a função dos gêneros textuais roteiro cinematográfico (texto 1) e sinopse (texto 2), cite duas características que lhes são comuns e duas que os diferenciam.
b) O uso da metalinguagem torna humorística a cena 21 do roteiro. Selecione dois trechos e explique, a partir deles, como o humor é produzido.
RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a) O roteiro é uma descrição detalhada de como as cenas serão desenvolvidas. Já a sinopse expõe a síntese do filme já pronto, para que o público tome conhecimento do enredo e se interesse por ele. Além da função informativa, ambos têm em comum a temática - fazer um filme de ficção - e a presença de personagens - “Joaquim”, “Maria” e “moradores”.
Quanto às diferenças, tem-se, no roteiro, a discussão de como certas cenas serão filmadas, ou seja, descreve-se minuciosamente o cenário, como as personagens vão atuar etc., detalhes que aparecem no diálogo entre moradores. Já na sinopse, há apenas um resumo do enredo, sem a presença de diálogo e tantos dados - o que a faz mais curta. Outra diferença é que, no roteiro, as personagens discutem como o filme será rodado, ou seja, há metalinguagem com a produção de um filme dentro do filme. Já a sinopse, ao focar na complicação narrativa do enredo, apenas divulga o filme, objetivando o interesse do público.
b) O humor metalinguístico aparece na discussão sobre como filmar o aroma das flores (“Como é que você vai filmar isso?”), pois um filme é incapaz de transmitir uma percepção olfativa. Isso causa irritação na personagem Marina, que, para se justificar, afirma que “Isso é só um roteiro”, ou seja, não é o filme definitivo.