SEIS FILMES GAÚCHOS INTEGRAM MOSTRA BRASILEIRAS NA DIREÇÃO
Coletiva.net, 26/07/2018 | 14:04
/ Exposição terá 18 longas dirigidos ou codirigidos por mulheres entre 2011 e 2017
Entre 1º e 29 de agosto, o Cine Santander Cultural realizará a mostra Brasileiras na Direção, da qual participarão 18 longas dirigidos ou codirigidos por mulheres entre 2011 e 2017. São eles: ‘Substantivo feminino’, ‘O caso do homem errado’, ‘Quem é Primavera das Neves?’, ‘Notas de amor’, ‘Todos’ e ‘Walachai’.
O foco da exposição, de acordo com o curador Felipe Guerra, é em produções independentes que receberam pouco espaço no circuito comercial, além de trabalhos de diretoras premiadas. Das seis produções gaúchas, cinco terão sessões comentadas com suas realizadoras nos dias 2, 9, 10, 16, 24 e 25. O curador salienta que nove dos títulos são inéditos em Porto Alegre, e sete em todo o Rio Grande do Sul. Também, foram selecionados filmes de outros cinco estados: São Paulo (5), Rio de Janeiro (3), Minas Gerais (2), Ceará (1) e Paraná (1).
Filmes participantes da mostra Brasileiras na Direção:
- “Aracati” (2015), de Aline Portugal e Julia De Simone (inédito em Porto Alegre)
- “O Caso do Homem Errado” (2017), de Camila de Moraes
- “Como Nossos Pais” (2017), de Laís Bodanzky
- “Desarquivando Alice Gonzaga” (2017), de Betse de Paula (inédito em Porto Alegre)
- “Do outro lado do Atlântico” (2015), de Daniele Ellery e Márcio Câmara (inédito em Porto Alegre)
- “O jabuti e a anta” (2016), de Eliza Capai (inédito em Porto Alegre)
- “A mulher que amou o vento” (2014), de Ana Moravi (inédito em Porto Alegre)
- “Navios de terra” (2017), de Simone Cortezão (inédito em Porto Alegre)
- “Notas de amor” (2015), de Liliana Sulzbach
- “Pulsações” (2011), de Manoela Ziggiatti (inédito em Porto Alegre)
- “Quem é Primavera das Neves?” (2017), de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
- “Seca” (2015), de Maria Augusta Ramos (inédito em Porto Alegre)
- “Sinfonia da Necrópole” (2014), de Juliana Rojas
- “Substantivo feminino” (2017), de Daniela Sallet e Juan Zapata
- “Todos” (2016), de Marilaine Castro da Costa e Luiz Alberto Cassol
- “Travessias” (2015), de Salete Machado (inédito em Porto Alegre)
- “Tudo é projeto” (2017), de Patricia Rubano e Joana Mendes da Rocha
- “Walachai” (2013), de Rejane Zilles