Na última quinta-feira, dia 15 de junho, Aos Olhos de Ernesto lotou a maior sala do Maerua Mall, principal cinema comercial da capital da Namíbia, na abertura da 9a. edição do Festival Iberoamericano de Windhoek. Entre os presentes estavam a Ministra da Justiça e Vice-Ministra da Cultura da Namíbia, o prefeito de Windoek, vários Embaixadores e membros do corpo diplomático.
A Embaixadora do Brasil na Namíbia, Vivian Loss Sanmartin, agradeceu à Casa de Cinema de Porto Alegre, em carta por e-mail, onde relata ter recebido diversos retornos positivos ao filme: “Estou recebendo mensagens de apreço do filme, que foi muito elogiado (com toda razão). Reproduzo a do Embaixador de Portugal aqui na Namíbia: “Estimada Vivian, adorei o filme sobre o Ernesto, fez rir muito e chorar baixinho… guião soberbamente bem escrito. Grande filme. Obrigada pela óptima escolha” e da Diretora do Departamento de Relações Bilaterais da Chancelaria namibiana: “ […] We (ela e o marido) both decided that tonight had been our best movie experience in many years! What a beautiful, sensitive movie. Just loved it. Many thanks!”. E várias outras, no mesmo teor.”
Vivian também destaca a importância da mensagem em vídeo gravada pela da diretora Ana Luiza Azevedo, exibida no início do filme, onde compartilha a história que a motivou escrever o roteiro e, também, revela um Brasil pouco conhecido no exterior, de paisagens frias e muito próximo culturalmente dos seus vizinhos Uruguai e Argentina.
E nós aproveitamos para agradecer o trabalho da embaixadora Vivian Sanmartin e toda a sua equipe na Namíbia para difundir e, especialmente, buscar novos mercados para o audiovisual brasileiro.