MOSTRA UM CURTA POR DIA - VERTENTES DO CINEMA
Vertentes do Cinema, 25/06/2023
/ O primeiro mês exibe 31 curtas-metragens de diferentes gêneros e temáticas de 29 de junho a 29 de julho
Você já imaginou passar um ano inteiro, 365 dias, assistindo a um curta-metragem diferente todo dia? Pois é, o site Vertentes do Cinema pensou. O grande desafio foi aceito pelos curadores Clarissa Kuschnir e Fabricio Duque. E a programação do primeiro mês já está pronta para começar. De 29 de junho a 29 de julho, 31 filmes serão exibidos, de diferentes gêneros e temáticas. As sessões duram apenas 24 horas (na verdade 23h59m59s) e se iniciam às 09:00 da manhã. Os Vertenteiros, Vertenteiras e Vertenteires terão o dia todo para assistir, e o melhor, totalmente gratuito e online no site do Vertentes do Cinema (vertentesdocinema.com).
E então, vamos de curtas? Para quem gosta do formato como nosso site - que os exibe desde o primeiro ano de existência - e além disso, muitos realizadores começaram filmando curtas, alguns só ficaram nesse formato e outros voltaram depois de realizar longas, como foi o caso do realizador espanhol Pedro Almodóvar no Festival de Cannes 2023, que apresentou “Strange Way of Life”. Assim, os curadores prepararam uma lista especial, de clássicos, documentários e premiados que passaram pelo site, ao longo desses anos.
E sim, temos nessa seleção o mais antigo curta de ficção “O Óculos do Vovô”, lançado em 01 de maio de 1913, no Cine-Teatro Coliseu, em Santa Maria. O filme gaúcho foi dirigido pelo ator português Francisco Santos, que também assume a função no papel do vovô. O curta, que foi recuperado pela ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP pelo empenho de Manfredo Caldas, já teve sua exibição em diversos festivais, entre eles no badalado Festival de Cinema de Gramado. Porém dos 15 minutos do filme, restaram apenas 5, ou seja, apesar da minutagem reduzida, é um importante documento, da nossa cinematografia.
Se estamos falando de curtas, outro importante documento do nosso acervo de filmes é “Aruanda”. Considerado um dos precursores do Cinema Novo e dirigido pelo jornalista Linduarte Noronha em 1959, o documentário é considerado uma obra-prima do cinema paraibano. Recentemente inclusive, “Aruanda” foi escolhido entre um dos melhores documentários do cinema brasileiro pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). E para quem conhece bem o circuito dos festivais nacionais, o mais importante festival da Paraíba leva também o nome de Aruanda que tem como significado “O céu onde vivem os orixás”.
Outro queridinho e acho que um dos mais conhecidos e premiados curtas nacionais é “Ilha das Flores”. Dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado, o filme foi eleito o número 1 pela lista da Abraccine. Pois é, como não amar esse curta que completa 34 anos, e que continua tão atual. Com muita criatividade e humor ácido, “Ilha das Flores” aborda como tema o descarte de alimentos e principalmente o problema da fome no Brasil, que, mesmo depois tanto tempo, continua sendo um tema tão recorrente na nossa sociedade, tão desigual. “Como mãe, eu fiquei muito feliz de poder ter ajudado meu filho em um trabalho na escola sobre o curta. Esse sim é um curta que deve continuar passando nas escolas”, disse a curadora Clarissa Kuschnir. “Ilha das Flores” foi premiado em 1990, no Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont- Ferrrand na França (considerado o maior festival de curtas do mundo). Não ganhamos o Oscar, mas ganhamos Clermont-Ferrand…
E tem mais da lista da Abraccine como “O Menino da Calça Branca”, de 1962 do compositor e cineasta Sérgio Ricardo. Falecido em 2020, o artista deixou um importante legado na música compondo importante trilhas sonoras como a de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. E para quem aprecia a obra do cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho, muito antes de “Bacurau”, “Aquarius” e “Som ao Redor”, o diretor já se destacava com seus curtas. Um deles é “Vinil Verde”, de 2004.
E temos muitos e muitos mais curtas, com temas variados de diversos anos, Estados e com diversas gerações do nosso cinema, na programação. Com destaque ainda para diretores como: Frederico Machado, do Maranhão; Guto Parente do Ceará; Geraldo Sarno da Bahia; Bertrand Lira e Vladimir Carvalho da Paraíba; Giovani Barros do Mato Grosso do Sul; Cavi Borges, Walter Daguerre e Susanna Lira do Rio de Janeiro, Daniel Ribeiro, Fábio Rodrigo e o veterano Ugo Giorgetti, de São Paulo. E como dissemos: muitos e muitos outros tão importantes curtas e diretores de nosso cinema brasileiro contemporâneo.
Então, cinéfilo que curte um bom filme nacional, que estuda cinema, que é um curioso, que tal tirar alguns minutos por dia para conhecer um pouco mais, da nossa cinematografia? Confira a seguir a programação completa! Programe-se e não perca a seleção especial dos curadores!
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA UM CURTA POR DIA
DIA 29/06 - OS ÓCULOS DO VOVÔ
DIA 30/06 - ARUANDA
DIA 01/07 - EU, SIDARTA
DIA 02/07 - A DISTRAÇÃO DE IVAN
DIA 03/07 - LÚCIDA
DIA 04/07 - CAETANA
DIA 05/07 - Início 09:00
ILHA DAS FLORES
(1989, Brasil, 13 minutos, Documentário, Experimental de Jorge Furtado). Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho….
DIA 06/07 - VINIL VERDE
DIA 07/07 - SAL
DIA 08/07 - AMNÉSTIA
DIA 09/07 - MANHÃ CINZENTA
DIA 10/07 - PASSEIO
DIA 11/07 - DIZEM QUE OS CÃES VEEM COISAS
DIA 12/07 - A VEZ DE MATAR, A VEZ DE MORRER
DIA 13/07 - VIRAMUNDO
DIA 14/07 - MEU PEQUENO HERÓI NÃO SABE VOAR
DIA 15/07 - LOVE SNAPS
DIA 16/07 - LITANIA DA VELHA
DIA 17/07 - O MENINO DA CALÇA BRANCA
DIA 18/07 - A DAMA DO ESTÁCIO
DIA 19/07 - CINE PAISSANDU - HISTÓRIAS DE UMA GERAÇÃO
DIA 20/07 - BRASIL CUBA
DIA 21/07 - CARTA AO MAGRÃO
DIA 22/07 - SUPERSTIÇÃO E FUTEBOL
DIA 23/07 - CAFÉ COM LEITE
DIA 24/07 - O PORTEIRO DO DIA
DIA 25/07 - RUA SÃO BENTO 405
DIA 26/07 - A BORDO
DIA 27/07 - A PEDRA DA RIQUEZA
DIA 28/07 - O TEU SORRISO
DIA 29/07 - SANGRO
SERVIÇO
- Mostra Um Filme Por Dia
- Online no site Vertentes do Cinema
- vertentesdocinema.com
- De 29 de junho a 29 de julho de 2024
- Cada curta será exibido por 24 horas, somente.
- Gratuito.