Vera Lopes vai receber o Troféu Sirmar Antunes

37 anos depois, o Sargento Marcão e sua noiva Ana Neusa voltam a se encontrar em Gramado.

A atriz e ativista Vera Lopes será a primeira personalidade a receber o Troféu Sirmar Antunes, instituído em novembro do ano passado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para homenagear ícones da cultura negra do estado. O Troféu leva o nome do ator Sirmar Antunes, falecido em agosto de 2022.

Em 1986, Vera e Sirmar estiveram juntos na tela do Festival de Gramado, com o curta-metragem O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA, dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart a partir de uma história de Tabajara Ruas. DORIVAL foi vencedor de 4 kikitos nacionais e 4 regionais naquele ano, inclusive os de Melhor Filme, pelo júri oficial, júri popular e prêmio da crítica.

No curta, Sirmar Antunes era o sargento Marcão, que “pegou serviço”, numa noite de muito calor, e por isso não pôde ir encontrar sua noiva Ana Neusa (Vera Lopes) no ensaio da escola de samba. Sendo o único militar negro no quartel aquela noite, Marcão vai ser também o único a entender o drama de Dorival, o prisioneiro que só queria tomar um banho. Dorival era João Acaiabe, outro grande ator negro brasileiro recentemente falecido (março de 2021).

A premiação será na quarta-feira, 16 de agosto. Mais detalhes na matéria no saite da ALERGS.


PRÊMIO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE CINEMA - MOSTRA GAÚCHA DE CURTAS SERÁ ENTREGUE DOMINGO EM GRAMAD
Luiz Osellame
Assembleia Legislativa do RS, 10/08/2023 | 16:42

Acontece neste final de semana, 12 e 13 de agosto, em Gramado (RS), a entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas 2023. A mostra, que está na 20ª edição, incentiva a produção gaúcha de cinema e contempla 11 categorias com troféus e valores em dinheiro.

Uma das novidades desta edição do Prêmio Assembleia de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas é a entrega do Troféu Sirmar Antunes, que acontece no dia 13 de agosto, à partir das 17h30, no Palácio dos Festivais, em Gramado.

Em votação realizada no dia 11 de outubro de 2022, os deputados e deputadas da Assembleia Legislativa aprovaram a proposta da Mesa Diretora do parlamento estadual de criação do Troféu Sirmar Antunes, ator gaúcho falecido no dia 6 de agosto de 2022, aos 66 anos. A distinção será concedida anualmente, a partir de 2023, durante o Festival de Cinema de Gramado, dentro do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas.

Sirmar, cuja carreira teve início na década de 1970, participou de diversos projetos ao longo de quase meio século, entre peças de teatro, séries, novelas, especiais de TV, longas e curtas metragens. No cinema, o Lanceiro Negro das Artes, como o chamavam, atuou, entre outros filmes, em O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda (1986), curta de Jorge Furtado e João Pedro Goulart, e nos longas Lua de Outubro (2001), de Henrique de Freitas Lima; Netto Perde Sua Alma (de 2001, pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no festival CinePE, em Pernambuco) e Os Senhores da Guerra (2012), de Tabajara Ruas; Em Teu Nome (2009) e A Superfície da Sombra (2017), de Paulo Nascimento; e Cidade Dormitório (2018), de Evandro Berlesi. Além de participar da disputa no campo da tela grande, Sirmar também integrava juris de festivais, como o de Gramado - em que no ano passado recebeu o troféu Leonardo Machado - e no Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), onde em 2019 foi homenageado como ator convidado e agraciado com o troféu Vento Norte. Ambas premiações se deram pelas mais de quatro décadas de dedicação, trabalho e defesa da cena cultural do RS. Em 2001 recebeu prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival Recife do Teatro Nacional pela interpretação em João Candido Vive.

Atriz Vera Lopes recebe o Troféu Sirmar Antunes 2023

O Troféu Sirmar Antunes 2023, premia a trajetória da atriz e autora de relevante atuação no teatro, no cinema e no cenário cultural do Rio Grande do Sul e do Brasil, Vera Lopes tem sua trajetória pontuada por icônicas produções do cinema gaúcho, como o curta-metragem “O Dia em que Dorival encarou a Guarda” de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, e os longas-metragens “Neto Perde sua Alma” de Tabajara Ruas e Beto Souza e “O Caso do Homem Errado” de sua filha, a cineasta Camila de Moraes. Soma-se à sua trajetória a amizade e a parceria artística com o ator Sirmar Antunes, com quem dividiu palcos e telas até os últimos dias de sua vida. Com a poesia de Oliveira Silveira, Vera e Sirmar cultivaram a ancestralidade afro-gaúcha e fizeram mais forte a cultura de nosso Estado.

O Troféu Sirmar Antunes é obra do artista plástico catarinense, Marcos Porto. Artista visual com experiência em pintura, escultura, ilustração, web design e design gráfico, estudou no Atelier Livre Xico Stockinger. Participou de diversas mostras nacionais e internacionais.

Os Filmes selecionados para a mostra competitiva do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas de 2023 serão exibidos ao público nos dias 12 e 13 de agosto, a partir das 13 horas, no Palácio dos Festivais de Gramado.

Entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas No dia 13 de agosto, às 22 horas, no Palácio dos Festivais, em Gramado (RS), acontece a entrega do Troféu Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas 2023.

20ª edição da Mostra Gaúcha de Curtas

O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Autarquia Municipal de Cultura e Turismo de Gramado - Gramadotur, realizadora do Festival de Cinema de Gramado.

Comissão Organizadora

A Comissão Organizadora do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas é integrada por representantes do Parlamento gaúcho, Gramadotur/Prefeitura Municipal de Gramado, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), Fundação Cinema RS (FUNDACINE), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (SIAV-RS), Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e Instituto Estadual de Cinema (IECINE).

Comissão de seleção

As Comissões de Seleção e de Jurados serão constituídas por até cinco integrantes cada uma. Podem integrar as referidas comissões os realizadores (diretores, roteiristas, atores, produtores), exibidores, distribuidores, professores, críticos, jornalistas e outros profissionais de imprensa. Premiação

A Comissão de Jurados, formada por realizadores, jornalistas, críticos e professores com atuação em outros estados do Brasil, analisa as obras selecionadas e atribui a premiação em 11 categorias: Melhor Filme; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Direção de Arte; Melhor Música (Trilha Sonora); Melhor Edição de Som (Desenho de Som); Melhor Produção Executiva.

Curtas selecionados para a mostra competitiva Os Curtas Gaúchos, classificados para a mostra competitiva de 2023 serão exibidos ao público nos dias 12 e 13 de agosto, à partir das 13 horas, no Palácio dos Festivais de Gramado

As Ondas - Porto Alegre
Direção: Leandro Engelke e Richard Tavares

Aurora - Pelotas
Direção: Bruna Ueno

Carcinização - Pelotas
Direção: Denis Souza

Centenário da Minha Bisa - Alvorada
Direção: Cristyelen Ambrozio

Colapso Terra em Chamas - Porto Alegre
Direção: Lucas Tergolina e Matheus Melchionna

Combustão Espontânea - Pelotas
Direção: João Werlang e Pedro Bournoukian

Concha de Água Doce - Porto Alegre
Direção: Lau Azevedo e João Pires

Concorso Internazionale - Porto Alegre
Direção: Bruno de Oliveira

Eu Tibano - Santa Cruz Do Sul
Direção: Diego Tafarel e Zé Corrêa

Fiar O Vento - Porto Alegre
Direção: Mari Moraga

Fitoterapia - Porto Alegre
Direção: Eduardo Piotroski

Flora - Porto Alegre
Direção: Ana Moura

Glênio - Santa Maria
Direção: Luiz Alberto Cassol

Livra-Me - Santa Cruz Do Sul
Direção: Felipe da Fonseca Peroni

Messi - Encantado
Direção: Henrique Lahude e Camila Acosta

Meu Nome É Leco - Porto Alegre
Direção: Diana Mesquita e Marina Falkembach

Nau - Porto Alegre
Direção: Renata de Lélis

O Tempo - Porto Alegre
Direção: Ellen Correa

Os Féders Vão Dormir - Esteio
Direção: Eder Ramos

Rasgão - Porto Alegre
Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli

Restaurante - Taquari
Direção: Leonardo da Rosa

Sabão Líquido - Porto Alegre
Direção: Fernanda Reis e Gabriel Faccini

Tremendo Trovão - Porto Alegre
Direção: Rubens Fabricio Anzolin


Transmissão pela TV Assembleia A solenidade de entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas será transmitida pela TV Assembleia.

Onde assistir

  • Ao vivo, pela TV Assembleia canal aberto 11.2
  • Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
  • YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes
  • Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul