A Casa de Cinema de Porto Alegre foi agraciada com a maior condecoração da cultura brasileira, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) 2015, na noite da segunda-feira, 09/11. A entrega aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Cultura, Juca Ferreira, que ficaram responsáveis pela entrega das condecorações.
O homenageado especial desta 21ª edição da OMC foi o ensaísta, poeta e tradutor brasileiro Augusto de Campos, um dos criadores do movimento nacional da poesia concreta. Ao todo, 32 personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições receberam a condecoração.
Conheça aqui os demais agraciados com a OMC 2015.
Sobre a Ordem do Mérito Cultural
Criada em 1995, a OMC já premiou mais de 500 protagonistas do desenvolvimento cultural brasileiro, entre vivos ou já falecidos, como: Athos Bulcão, Ariano Suassuna, Luis Gonzaga, Milton Nascimento, Tomie Ohtake e Vinicius de Moraes.
A premiação é anual e a escolha é feita por meio de seleção entre nomes previamente indicados pelo público em formulários disponibilizados nos canais digitais do Ministério da Cultura (MinC) ou pelos Correios. As sugestões são avaliadas pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural, presidido pelo ministro da Cultura e integrado pelos ministros da Educação, da Ciência, Tecnologia e Inovação e de Relações Exteriores, além de uma Comissão Técnica nomeada pelo MinC.
Foto: Roberto Stuckert FilhoPR