O documentário O MERCADO DE NOTÍCIAS, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Jorge Furtado, recebeu no Festival de Cinema de Recife os dois principais prêmios de sua categoria: melhor filme segundo o júrio oficial e segundo o júri popular.
Jorge Furtado, que esteve no Recife para a apresentação do filme, no domingo 27/04, já havia retornado a Porto Alegre na noite da premiação. Os troféus de O MERCADO DE NOTÍCIAS foram recebidos pela jornalista Maria do Rosário Caetano, que leu no palco o texto abaixo, enviado pelo diretor:
Infelizmente não pude ficar até o fim do Festival.
Caso o filme ganhe algum prêmio, pedi a Maria do Rosário, uma jornalista que defende bravamente o bom cinema brasileiro, que recebesse o prêmio para um filme brasileiro que defende o bom jornalismo. Sem ele, não há democracia possível.
Quero agradecer ao festival, a equipe do filme, aos atores e entrevistados, e hoje, especialmente, aos pernambucanos.
Ao Raimundo Pereira, nascido em Exu, no sertão de Pernambuco, que nos ensina que “novo é aquilo que reorganiza o passado”.
Ao recifense Geneton de Moraes, que nos lembra da necessidade de manter a inocência e orar diariamente à Nossa Senhora do Perpétuo Espanto.
Ao meu companheiro de 25 anos de trabalho, Guel Arraes, que me mostrou a riqueza da diversidade cultural brasileira e a importância de lutar por uma televisão de qualidade.
E ao seu pai, o governador Miguel Arraes, que me deu o prazer de algumas longas conversas e que, num dos momentos mais graves da história brasileira, soube ficar de pé em defesa da liberdade.
Muito obrigado.
Jorge Furtado
No Festival de Recife, Maria do Rosário Caetano recebe os prêmios de Melhor Filme (júri oficial e júri popular) para O MERCADO DE NOTÍCIAS.
O Mercado de Notícias já está disponível na Loja da Casa de Cinema de Porto Alegre. Clique no carrinho de compras!