ANTES QUE O MUNDO ACABE na Globo em HD

Aos 15 anos, Daniel (Pedro Tergolina) vive cercado por problemas que parecem sem solução. Além da namorada que não sabe se gosta dele ou do amigo, o garoto acaba de receber uma carta do pai que nunca conheceu. Direto da Tailândia, essa carta causa uma reviravolta na vida de Daniel e ele se vê diante da necessidade de fazer suas primeiras escolhas adultas.

Essa é a trama do filme inédito ANTES QUE O MUNDO ACABE, produção de 2010 da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo, que a Rede Globo exibe, em HD, na Sessão Brasil desta segunda-feira, dia 24 de setembro, logo após o Programa do Jô.

Os amigos Daniel e Lucas são exatamente o oposto um do outro. Enquanto o primeiro é impulsivo e temperamental, o segundo é mais introspectivo. Junto com as cartas que começam a chegar, Daniel recebe também algumas fotos do pai, um fotógrafo que se separou de sua mãe para poder viajar pelo mundo. Agora, após contrair uma doença na Tailândia, ele decide conhecer o garoto.

Atormentado pelo súbito aparecimento do pai e com ciúmes da namorada que parece estar cada vez mais interessada por seu melhor amigo, Daniel se torna um garoto rebelde e precisa decidir se enfrenta seus problemas ou continua sendo levado pelos últimos acontecimentos.

Elenco
Pedro Tergolina - Daniel
Eduardo Cardoso - Lucas
Bianca Menti - Mim
Caroline Guedes - Maria Clara
Janaína Kremer - Elaine
Eduardo Moreira - Daniel-pai
Murilo Grossi - Antônio

Participação especial
Irene Brietzke - Dona Glória
Carlos Cunha - Padre Euzébio
Adriano Basegio - Marcelo
Mirna Spritzer - Irmã Olívia
Sérgio Lulkin - Professor

Ficha Técnica
Direção - Ana Luiza Azevedo
Roteiro - Paulo Halm, Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado, Giba Assis Brasil
Produção Executiva - Nora Goulart e Luciana Tomasi
Montagem - Giba Assis Brasil
Direção Musical - Leo Henkin
Direção de Fotografia - Jacob Solitrenick
Direção de Arte - Fiapo Barth
Figurinos - Rosângela Cortinhas
Cenografia - Rita Faustini
Técnica de Som - Rafael Rodrigues
Produção de Elenco - Patrícia Faria e Sheila Amaral
Preparação de Elenco: Mirna Spritzer e Ângela Gonzaga

Prêmios
17 prêmios, entre eles Melhor Filme de Ficção – prêmio da crítica  2º Festival Paulínia, Prêmio Itamaraty de Melhor Longa de Ficção Brasileiro na 3ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo/2009, Gran Premio “GURI”,Mejor Largometraje de Ficción,Premio Opera Prima no 19º DIVERCINE, Grande prêmio do júri no 15º SCHLINGEL - Chemnitz/Alemanha,  Melhor Filme Brasileiro de Ficção / APCA 2010

Críticas
“ANTES QUE O MUNDO ACABE trata de afeto, família, globalização, mas principalmente de responsabilidade. Graves questões éticas são colocadas sem que a diretora e seus corroteiristas abram mão da simplicidade.”
(Luiz Carlos Merten, Agência Estado, 04/10/2009)

“O comovente e divertido ANTES QUE O MUNDO ACABE, de Ana Luiza Azevedo (…), narra a descoberta do mundo por um garoto de 15 anos que divide com o melhor amigo o amor por uma garota. É um ‘Jules e Jim’ adolescente, combinando o humor esperto de Jorge Furtado (um dos roteiristas) com a notável delicadeza da diretora.”
(José Geraldo Couto, Folha de São Paulo, 17/07/2009)

“O elenco é harmonioso, visivelmente bem preparado, contribuindo de maneira decisiva para a credibilidade dos personagens e das situações. O resultado é um filme a que se assiste com muito prazer, um sorriso no canto dos lábios, e uma lágrima no canto dos olhos.”
(Celso Sabadin, 100% Vídeo, 12/04/2010)

“É um encantador filme gaúcho, de uma veterana realizadora de curtas que acabou de dirigir uma série para a HBO. (…) É rural (feito no Sul, onde os campos são verdes e tudo fica muito mais fotogênico), romântico, alegre e muito agradável de ver. (…) Uma delícia. Recomendado.”
(Rubens Ewald Filho, 13/05/2010)

“Quem rouba a cena no filme é a meia-irmã caçula de Daniel, interpretada por Caroline Guedes, que fez o público rir sempre que apareceu na tela.”
(Eduardo Tardin, UOL Cinema, 15/07/2009)

“Sem queimar sutiãs em praça pública, Ana Luiza Azevedo reposiciona a mulher no mapa amoroso. Mim, a personagem, não quer ter um amor só. Os homens não entendem isso!”
(Anna Virginia Balloussier, Rolling Stone, 16/07/2009)