O projeto COM AD, do Cinema Universitário da UFRGS, apresenta este mês quatro curtas-metragens com audiodescrição, faixa narrativa adicional para deficientes visuais. Destes curtas, dois são produções da Casa de Cinema de Porto Alegre: O SANDUÍCHE, dirigido por Jorge Furtado em 2000; e DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA, dirigido por Ana Luiza Azevedo em 2002.
A Casa de Cinema de Porto Alegre em 2005 tomou a decisão lançar todos os novos DVD de seus filmes com a opção de legendas SDH (Subtitles for the Deaf and Hard of hearing), legendas em português especias para deficientes visuais, os quais, de outra forma, não teriam como assistir filmes brasileiros. De uns anos pra cá, ampliando as formas de acessibilidade, a Casa vem investindo também na realização de versões com AD (audiodescrição) de seus filmes. Os longas SANEAMENTO BÁSICO - O FILME e ANTES QUE O MUNDO ACABE foram ambos lançados com versões especiais com AD, além das legendas SDH.
Os curtas a serem exibidos neste projeto da UFRGS tiveram sua faixa de audiodescrição criada por Letícia Schwartz, da Mil Palavras Acessibilidade Cultural (O SANDUÍCHE) e Bell Machado (DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA).
A sessão será na quarta-feira, dia 6 de junho, às 9h da manhã na Sala Redenção - CInema Universitário.
Confira a programação:
“Uma Vela Para Dario”
direção: Soraya Ferreira Alves
duração: 12min
sinopse: Adaptação livre do conto homônimo de Dalton Trevisan. Em uma cidade grande, um homem se sente mal e pessoas supostamente tentam ajudá-lo.
audiodescrição: Grupo Acesso Livre/UnB
O SANDUÍCHE
direção: Jorge Furtado
duração: 13 min
sinopse: Os últimos momentos de um casal: a hora da separação. Mas o fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Outro casal, os primeiros momentos: a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema, o sabor está nos olhos de quem vê.
audiodescrição: Mil Palavras
“Cão Guia”
direção: Gustavo Acioli
duração: 18 min.
sinopse: Moça cega salva rapaz de atropelamento e assim iniciam um conturbado relacionamento.
audiodescrição: Lavoro
DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA
direção: Ana Luiza Azevedo
duração: 13 minutos
sinopse: Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.
audiodescrição: Bell Machado
O projeto COM AD: Sessões com Audiodescrição na Sala Redenção de Cinema Universitário/UFRGS é coordenado pelos professores Eduardo Cardoso (Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura) e Jeniffer Cutty (Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Biblioteconomia), em parceria com a Mil Palavras Acessibilidade Cultural.
Mais informações pelo fone: 51 33084220 e pelo email: acessibilidadecultural.ufrgs@gmail.com