O curta-metragem TRÊS MINUTOS, produção de 1999 da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo, fará parte da Mostra Feminino Plural, no 23º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, agora em agosto.
A Mostra Feminino Plural foi criada no Festival de São Paulo do ano passado, exibindo curtas de diretoras surgidas nos anos 2000. Este ano o universo feminino será mais uma vez tratado pelo festival, desta vez representado em três programas, destacando a relação das mulheres com o trabalho. Serão exibidos três programas de filmes que ilustram essa condição, com produções brasileiras e latino-americanas (Chile, Cuba, Colômbia e Equador) nos programas “Tempo, tempo, tempo” e “E para o amor, nada?”. São histórias de mulheres profissionais, mulheres mães, mulheres companheiras, mulheres múltiplas, e onde o tempo que sobra para a diversão, o prazer e o amor, é sempre muito pouco, quase nada.
O terceiro programa, com o título geral “Trabalhando desde sempre”, foi pensado em tom de homenagem. Concebido de maneira cronológica, exibirá sete curtas dos anos 60 aos dias atuais, mostrando mulheres em diversas funções profissionais, e, também, em seu exercício doméstico, tratando dos filhos, fazendo comida, cuidando da casa, etc.
Os curtas que comporão o programa são:
- A Velha a fiar
de Humberto Mauro, 6 min, 1964
- Wanda Pimentel (artista plástica)
de Antônio Carlos da Fontoura, 8 min, 1973.
- A Mulher do Atirador de Facas
de Nilson Villas Boas, 10 min, 1988
- TRÊS MINUTOS
de Ana Luiza Azevedo, 6 min, 1999
- Isaura
de Alex Sernambi, 15 min, 2001
- VIDA MARIA
de Márcio Ramos, 9 min, 2008
O festival ocupará nove salas da cidade de São Paulo, com entrada franca em todas as salas e de sua programação constam os grandes sucessos da temporada, fornecendo um abrangente panorama da produção de filmes curtos de todo o mundo e a maior mostra do mais recente da safra nacional no formato de curta duração.
A mostra terá ainda uma homenagem especial às mulheres diretoras de filmes em exibição, que acontecerá na Cinemateca Brasileira, no dia 27/08, às 18 horas.
TRÊS MINUTOS será exibido três vezes na mostra, nos seguintes locais e horários:
- 25/08, 19h00 - Espaço Itaú Augusta Sala 4 (Fem. 1)
- 27/08, 20h00 - Cinemateca Bras. Sala Petrobras (Fem. 1)
- 28/08, 16h00 - CINUSP (Fem.1)