Nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre tem direção de Yasmin Thayná e Jorge Furtado. Na foto de Fábio Rebelo, a direção e as atrizes Gabriela Correa e Sophie Charlotte, que interpretam duas psicanalistas do século passado - a brasileira Virgínia Leone Bicudo e a alemã Adelheid Koch.
SOPHIE CHARLOTTE E GABRIELA CORREA VÃO ESTRELAR FILME SOBRE PSICANALISTAS por Ana Luiza Santiago O Globo, 28/11/2023 06h30 https://oglobo.globo.com/play/noticia/2023/11/28/sophie-charlotte-e-gabriela-correa-vao-estrelar-filme-sobre-psicanalistas.ghtml
// Gabriela Correa e Sophie Charlotte com os diretores Jorge Furtado e Yasmin Thayná - Foto: Fabio Rebelo //
Gabriela Correa e Sophie Charlotte, protagonistas do longa “Virgínia e Adelaide”, com os diretores Jorge Furtado e Yasmin Thayná durante as filmagens, que começaram na semana passada, em Porto Alegre. Furtado também assina o roteiro do filme, sobre as psicanalistas Virgínia Leone Bicudo e Adelheid Koch. É uma produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes.
As duas se conheceram em 1937, um ano após a chegada de Adelaide (papel de Sophie) ao Brasil, fugindo da perseguição nazista aos judeus. Grandes amigas, elas popularizaram a psicanálise no Brasil.
Adelaide foi a primeira psicanalista no Brasil reconhecida pela Associação Internacional de Psicanálise e uma das criadoras da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Já Virgínia ficou reconhecida como a primeira psicanalista brasileira e uma das primeiras professoras universitárias negras no Brasil.
A direção de fotografia é de Lívia Pasqual e a direção de arte, de Vanessa Rodrigues e Richard Tavares. O longa deve chegar aos cinemas em 2024.