Um dia depois de ter conquistado o Prêmio Itamaraty como melhor filme brasileiro de ficção na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, ANTES QUE O MUNDO ACABE, longa-metragem de estreia da diretora Ana Luiza Azevedo, será exibido hors-concours na abertura do 6º Amazonas Film Festival, em Manaus, nesta sexta-feira, 6 de novembro.
Até o dia 12, o Teatro Amazonas e o Centro Cultural Largo São Sebastião vão, mais uma vez, se transformar nos palcos centrais desta grande celebração cinematográfica. Às 18h45, o já tradicional tapete vermelho estará pronto para receber inúmeras personalidades que participarão do Festival, como o convidado de honra nacional, o ator Milton Gonçalves, o diretor estadunidense John Mctiernan, presidente do Júri da Mostra Competitiva Internacional de Filmes de Ficção, dentre muitos outros.
A cerimônia oficial de abertura do Festival deverá ocorrer às 19h30, no Teatro Amazonas, com uma homenagem especial ao presidente de honra do 6º AFF, Carlos Manga, que contará com a apresentação, às 19h45, do título “O homem de Sputinik” (1959), o escolhido dentre sua filmografia para ser exibido na Mostra Cinema no Largo, às 20 horas.
E a partir das 20 horas, no Teatro Amazonas, o 6º AFF contará com a exibição do filme de abertura da Mostra Internacional de Filmes de Ficção, ANTES QUE O MUNDO ACABE (“Before the world ends”, nas legendas em inglês). Somente no II Festival de Paulínia (SP), neste ano, o título ganhou seis prêmios, incluindo o Prêmio da Crítica como o melhor do Festival.
Representando o filme em Manaus, estarão presentes o ator Eduardo Cardoso (Lucas) e as atrizes Caroline Guedes (Maria Clara) e Janaína Kremer (Elaine).
A ênfase do festival em temas relacionados à natureza e ao meio ambiente, além da promoção da difusão dos acervos audiovisuais regionais, nacionais e internacionais, formação e renovação de platéias e promoção de ações de formação técnica audiovisual. Estes são apenas alguns dos principais objetivos do Amazonas Film Festival (AFF), que neste ano, chega a sua sexta edição, e se torna cada vez mais, um evento consolidado como um dos mais importantes do gênero, em nível internacional e nacional, sempre focado em títulos de aventura e suas mais variadas correntes e manifestações.
O 6º Amazonas Film Festival - Aventura, Natureza e Meio Ambiente é uma realização do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, produção executiva internacional de Le Public Système e nacional da PG Music, com patrocínio máster da Coca-Cola, apoio da Lacoste, Banco Daycoval, TV 5 Monde, Ford Monttana, Link Digital, Kodak, Cinemais, Sherwin Williams e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura), apoio institucional da Embaixada da França no Brasil, Cinefrance, Universo Amazônico, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Fórum dos Festivais e parceria do Cinebrasil e Manaus Plaza Shopping.
Mais informações no sítio oficial do Festival.
O Teatro Amazonas, palco do 6º Amazonas Film Festival