O longa SANEAMENTO BÁSICO, O FILME (2007) e o curta ILHA DAS FLORES (1989), duas produções da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Jorge Furtado, participam na primeira semana de outubro da mostra “Cinema of Brazil: Urban Tales”, a se realizar em Londres, no Barbican, considerado o maior centro multiartístico da Europa - entre outras atividades, é a sede da London Symphony Orchestra.
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME será exibido dia 6, terça-feira, às 20h30; ILHA DAS FLORES passa na mesma sessão do longa “Estamira”, de Marcos Prado, às 20h30 do dia 7, quarta-feira. Toda a mostra acontece no Cinema 3 do Barbican Centre, localizado na Silk Street, no centro de Londres.
A curadoria da mostra “Cinema of Brazil: Urban Tales” é assinada por Adriana Rouanet, e os demais filmes brasileiros convidados são:
“Se Nada Mais Der Certo” (If Nothing Else Works Out), dir. José Eduardo Belmonte
“O Signo da Cidade” (The Sign of the City), dir. Carlos Alberto Riccelli
“Jardim Ângela”, dir. Evaldo Mocarzel
“Última Parada 174” (Last Stop 174), dir. Bruno Barreto
“Only When I Dance”, dir. Beadie Finzi
“Não Por Acaso” (Not By Chance), dir. Phillipe Barcinski
“Cidade Baixa” (Lower City), dir. Sérgio Machado
“Feliz Natal” (December), dir. Selton Mello
“Meu Nome Não é Johnny” (My Name Ain’t Johnny), dir. Mauro Lima
“Edificio master” (Master, A Copacabana Building), dir. Eduardo Coutinho
Em paralelo à Mostra, o Centro Barbican promoverá ainda um simpósio sobre “Cinema Brasileiro Transnacional”, com a participação de Alessandra Meleiro (do Cebrap), Elisa Alvarez (da produtora Future Films), Isabel Davis (executiva de co-produções do UK Film Council), Richard Collings (gerente de programação da BBC), Libia Villazana (diretora do Latin America Film Festival in London) e ainda um representante da Ancine. A moderação estará a cargo de Stephanie Dennison, professora titular de Estudos Brasileiros da Universidade de Leeds.
As produções da Casa de Cinema de Porto Alegre estão assim apresentadas no sítio oficial da mostra:
SANEAMENTO BÁSICO, O FILME - Com atuações esplêndidas, o filme tem uma visão otimista e cômica do ativismo social, pelo celebrado diretor brasileiro Jorge Furtado.
(“Superbly acted, this is an upbeat and comic look at social activism by the celebrated Brazilian director Jorge Furtado”)
ILHA DAS FLORES - O aclamado curta de Jorge Furtado faz uma irônica mas totalmente lógica avaliação do absurdo e da desumanidade da hierarquia social nas sociedades capitalistas, através da jornada de um tomate que acaba sendo jogado em um depósito de lixo e recuperado por mendigos famintos.
(“Jorge Furado’s acclaimed short is an ironic, yet utterly logical evaluation of the absurdity and inhumanity of social hierarchy in capitalist societies through the journey of a tomato that ends up as waste on a landfill site scoured by impoverished foragers.”)
Mais informações no sítio do Barbican Centre.
O prédio do Barbican Centre, em Londres, onde ocorre a mostra “Cinema Brasileiro: Histórias Urbanas”.