Em seu primeiro boletim de 2009, enviado a 7 de janeiro, o sítio Porta Curtas Petrobrás faz um balanço dos destaques do ano de 2008: o filme mais votado, o mais visto, o mais enviado por e-mail e o mais comentado do ano. E, segundo os responsáveis pelo maior sítio de exibição de curtas no Brasil, ILHA DAS FLORES, produção de 1989 da Casa de Cinema de Porto Alegre, com roteiro e direção de Jorge Furtado, é “um curta que exigiu uma categoria só pra ele”, pois foi “eleito o MAIS MAIS, campeão invicto em todos os quesitos”.
Segundo o Porta Curtas, ILHA DAS FLORES é “um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.”
Entre os demais destaques do ano, também consta outro filme gaúcho: o documentário A INVENÇÃO DA INFÂNCIA, de 22 minutos, dirigido por Liliana Sulzbach em 2000. Uma das ferramentas mais utilizadas no Porta Curtas é a que permite mandar curtas por email para os amigos, e A INVENÇÃO DA INFÂNCIA foi o filme mais vezes enviado pelos internautas em 2008. Todas as nuances das crianças do Brasil presentes nesse curta motivaram uma verdadeira corrente entre os usuários do Porta Curtas Petrobrás.
“Aquarela” - o mais votado! A adaptação para desenho animado do eterno sucesso de Toquinho foi o filme mais votado por nossos usuários em 2008! A razão e a sensibilidade em todas as suas cores. O filme tem 5 minutos e foi firigido por André Breitman e Andrés Lieban em 2003.
“A sauna” - o mais visto! Polêmico por natureza, a Sauna é realmente um sucesso, ganhando o título de filme mais exibido do Porta Curtas pelo segundo ano consecutivo! Confira como trair a mulher pode realmente gerar muito constrangimento. Com Samir Abujamra e Bruce Gomlevsky, o curta de 15 minutos foi dirigido por Marco Abujamra, também em 2003.
“O Xadrez das Cores” - o mais comentado! Outra ferramenta popular no Porta Curtas é o fórum de comentários sobre os filmes. E o povo falou mesmo foi desse curta que coloca a questão racial brasileira, assunto tão importante quanto complicado, num tabuleiro de xadrez. O filme tem 22 minutos e foi dirigido por Marco Schiavon em 2004.
Mais sobre ILHA DAS FLORES.
Mais sobre o Porta Curtas Petrobrás.
ILHA DAS FLORES ainda é destaque, 20 anos depois da estreia