Giba Assis Brasil, montador e sócio da Casa de Cinema de Porto Alegre, foi o homenageado nacional da sétima edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, festival que movimentou a cidade de Santa Maria de 17 a 22 de novembro.
No evento, Giba também participou de um debate promovido pelo Canal Futura, com o tema “Cultura audiovisual, cidadania e transformação social”. O debate ocorreu na sexta-feira, dia 21, à tarde, no auditório da CESMA (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria) e foi mediado pelo supervisor artístico do Canal Futura, João Alegria. Também participaram da mesa o cineasta potiguar Buca Dantas, da produtora TV Garrancho, e o professor Valter Filé, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e um dos idealizadores da TV Maxambomba.
A homenagem a Giba Assis Brasil aconteceu na cerimônia de encerramento do festival, na noite de sábado, no Teatro 13 de Maio. Giba recebeu uma cópia especial do Troféu Vento Norte, que é todo ano entregue aos vencedores da mostra competitiva.
O Santa Maria Vídeo e Cinema tem a coordenação geral de Luiz Alberto Cassol, coordenação executiva de Bebto Badke e produção de Juliane Fossatti e Rose Carneiro.
Mais informações no sítio oficial do Santa Maria Vídeo e Cinema.
Giba Assis Brasil e o Troféu Vento Norte. Foto de Evandro Sturm