O curta-metragem DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre dirigida por Ana Luiza Azevedo, será exibido integralmente no programa “Zoom”, da TV Cultura, neste sábado, 23 de agosto, às 22h30.
Além disso, o programa traz a cobertura do 36º Festival de Cinema de Gramado e uma matéria sobre a distribuidora de filmes cult Lume Filmes, sediada em São Luiz do Maranhão. Também será exibido o curta “Juca Piau em disfarce explosivo”, de Mario Galindo. Ainda nesta edição, o ator Gero Camilo participa do quadro Atrás da Lente; e a diretora Rejane Zilles concede entrevista sobre o curta “O livro de Walachai”.
“Zoom” é um programa voltado para a divulgação de produções independentes. Exibe filmes, documentários, animações e trabalhos experimentais realizados por diretores brasileiros. No ar desde 1995, é o único programa da TV aberta brasileira voltado para a divulgação da produção nacional cinematográfica de curta e média metragem. Vai ao ar sempre aos sábados, às 22h30, pela TV Cultura.
Em DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA, Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.
O filme foi rodado em 2002, e tem no elenco Lissy Brock (no papel título) e o então menino Pedro Tergolina. Seis anos depois, a diretora Ana Luiza Azevedo está finalizando seu primeiro longa, ANTES QUE O MUNDO ACABE, de novo com o ator Pedro Tergolina, agora adolescente, como protagonista.
Pedro Tergolina em DONA CRISTINA PERDEU A MEMÓRIA (2002) e em ANTES QUE O MUNDO ACABE (2008)