O filme MEU TIO MATOU UM CARA, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Jorge Furtado, foi exibido pela TV Globo na última quinta-feira, dia 27 de março, e alcançou um índice de audiência inicial muito bom, de 21 pontos absolutos, equivalente a pouco mais de 20 milhões de espectadores (Ibope, audiência oficial, unverso São Paulo).
Mas o dado mais significativo é que esse índice se manteve praticamente sem alterações até o final do filme, mais de uma hora e meia depois - o que é muito raro de acontecer depois das 11 horas da noite. Nesse mesmo intervalo de tempo, mais de 20 milhões de espectadores dos outros canais foram dormir.
O filme começou às 23h13, com índice Ibope de 21 pontos. Naquele momento, a Record tinha 20 pontos, o SBT 6 pontos, a Band 5 pontos, a RTV 3 pontos, a Cultura 1 ponto e a Gazeta, traço. O total de televisores ligados naquele momento em São Paulo era de 60%.
Pouco mais de meia hora depois, às 23h47, o índice de televisores ligados tinha caído para 50%. A Record havia caído para 14 pontos, o SBT para 6, a Band para 4. RTV, CUltura e Gazeta estavam com 1 ponto cada. Mas o filme brasileiro exibido pela Globo se mantinha com 20 pontos.
Quando o filme terminou, já às 0h40 de sexta-feira, apenas 38% das TVs estavam ligadas. O índice da Record naquele momento era 6, o do SBT era 3, o da Band era 2, o da RTV era 1. Cultura e Gazeta estavam zeradas. Mas a Globo e seu “Festival Nacional” permaneciam com 22 pontos, 1 a mais que na abertura do filme. Ou seja: quem começou a ver MEU TIO MATOU UM CARA não largou até o final.
MEU TIO MATOU UM CARA comprova mais uma vez que vale a pena exibir cinema brasileiro na TV.