A Liga dos Direitos Humanos promove amanhã, 8 de maio, às 19 horas, na Sala Redenção da UFRGS, uma exibição do filme VENTRE LIVRE, produção de 1994 da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Ana Luiza Azevedo.
Após a exibição, haverá debate com Dagmar Estermann Meyer, Doutora em Educação/UFRGS, com Pós-Doutorado no departamento de Medicina Preventiva da USP. Dagmar atua na área da Didática e Ensino de Saúde, em nível de Graduação, e nas Linhas de Pesquisa “Educação, Sexualidade e Relações de Gênero” e “Práticas de Enfermagem e Saúde Coletiva”, nos Programas de Pós-Graduação. É membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE-UFRGS) e pesquisadora do CNPq.
VENTRE LIVRE é um documentário de 48 minutos sobre direitos reprodutivos no Brasil, abordando as questões da esterilização em massa no nordeste, da gravidez na adolescência e da indústria do aborto clandestino, todas sob a ótica da desigualdade. O filme foi financiado pela John D. and Catherine T. Macarthur Foundation para ser apresentado na Conferência Mundial de Mulheres em Pequim, 1995. Ganhou prêmios nos festivais de Gramado, Brasília e São Luis, além de ter sido considerado o Melhor Documentário no 1º DerHumALC, Festival Latino-americano de Cinema e Direitos Humanos, Buenos Aires, 1997.
A Liga dos Direitos Humanos é um projeto acadêmico-social interdisciplinar executado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - através da Faculdade de Educação, Faculdade de Direito, Observatório dos Direitos Humanos e da Rádio da Universidade.
Ventre Livre (1994)