PRODUÇÕES BRASILEIRAS PARTICIPAM DO 26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE PUNTA DEL ESTE
Correio do Povo, 06/02/2024 | 8:37
/ ‘Pérola’, dirigido por Murilo Benício, abre a programação, no dia 23 de fevereiro, e o diretor Jorge Furtado ganha homenagem
A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai, com realização de 23 a 29 de fevereiro, exibirá longas-metragens de ficção e documentários uruguaios e produções internacionais.
O filme brasileiro “Pérola” tem exibição hors concours na sessão de abertura, dia 23, a partir das 20h, com a presença do diretor Murilo Benício e da atriz Drica Moraes. Outras três produções brasileiras participam do festival. Na categoria de longa-metragem ficção estão “A metade de nós”, de Flavio Botelho, e”Pedágio”, de Carolina Markowicz, já entre os longas documentais concorre o filme “Black Rio! Black Power!”, de Emílio Domingos.
Prêmios
Os títulos vencedores do gênero ficção receberão as estatuetas do Prêmio Mauricio Litman de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Ator. Já o Prêmio Sea Wolf é dedicado aos documentários. Em ambos os casos, cinco jurados representantes do audiovisual e cultural latinoamericano escolherão os melhores em cada categoria. O público também poderá votar e escolher o melhor trabalho.
Como em todos os anos, os títulos serão exibidos em diferentes teatros de Maldonado e Punta del Este com acesso gratuito: Sala Cantegril, teatro da Casa de Cultura de Maldonado, no espaço externo do Teatro Margarita Xirgú e no Grupocine de Punta del Este.
Homenagem a Jorge Furtado
Fora de competição, na programação paralela, o festival apresenta a Mostra Especial Jorge Furtado, uma homenagem ao premiado diretor da Casa de Cinema de Porto Alegre. Para celebrar sua carreira e trajetória, o evento exibe seis de seus mais de 50 filmes: “Mercado de Notícias” (2014), “Saneamento Básico” (2007), “Meu Tio Matou Um Cara” (2004), “O Homem Que Copiava”(2003), “Houve uma Vez Dois Verões” (2002) e “Ilha das Flores” (1989).
Jorge Furtado e a esposa e produtora Nora Goulart já confirmaram presença e estarão em Punta del Este para acompanhar a mostra.
Conheça abaixo os filmes em competição
Longas-metragens de ficção
- ‘A metade de nós’, de Flavio Botelho, Brasil
- ‘Alemania’, por María Zanetti, Argentina
- ‘Como el mar’, de Nicolás Gil Lavedra, Argentina
- ‘El otro hijo’, de Juan Sebastián Quebrada, Colômbia
- ‘Mamacruz’, por Patricia Ortega, Espanha
- ‘Mi tía Gilma’, de Alexandra Henao, Venezuela
- ‘Pedágio’, de Carolina Markowicz, Brasil
- ‘Penal cordillera’, de Felipe Carmona, Chile
- ‘Todo el silencio’, de Diego del Río, México
- ‘Una luz afuera’, de José Luis Elizalde, Uruguai
Longas-metragens documentais
- ‘Adentro mío estoy bailando’, de Leandro Koch e Paloma Schachmann, Argentina
- ‘Black Rio! Black Power!’, por Emílio Domingos, Brasil
- ‘Decir adiós’, por Carolina Sá, Uruguai
- ‘Los últimos’, de Sebastián Peña Escobar, Paraguai.
- ‘Me río de las olas’, de Azeneth Farah, Bolívia/México
- ‘Víctor Heredia: Quiero volverme tiempo’, de Maximiliano González, Argentina