O resultado da seleção pública do Programa Petrobrás Cultural 2004/2005 foi divulgado hoje e a Casa de Cinema de Porto Alegre recebeu dois prêmios de apoio à produção de longa-metragem: “Saneamento Básico, o filme”, de Jorge Furtado, e “Antes que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo.
“Saneamento básico, o filme” é um comédia política sobre uma pequena comunidade de descendentes de colonos italianos no interior do Rio Grande do Sul que recorre à realização de um vídeo para tentar resolver os problemas da vila. “Antes que o mundo acabe” é baseado no romance homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha e conta a história de um adolescente que descobre o mundo através da fotografia.
Conforme o regulamento do concurso, a Petrobras faz um convite/homenagem a dois diretores que se destaquem pelo conjunto de sua obra ou por trabalho recente. O site da Petrobras informa que “Ana Luiza Azevedo é a diretora convidada pelo Programa Petrobras Cultural para realizar seu primeiro longa-metragem. Ana Luiza é uma conhecida realizadora de filmes de curta-metragem desde o final da década de 80, como roteirista (“O dia em que Dorival encarou a guarda”) e co-diretora (“Barbosa”). Dirigiu entre outros os filmes curtos “Dona Cristina perdeu a memória” e “Três minutos”, que participou da mostra competitiva do festival de Cannes em 1999.”
“Saneamento básico, o filme”, quarto longa-metragem de Jorge Furtado, foi um dos 24 filmes premiados pelo júri de seleção.
O Rio Grande do Sul teve ainda outro projeto de longa premiado: “O Homem Que Roubou o Mundo”, direção de Gustavo Spolidoro e Produção da TGD.
Mais informações sobre o resultado do concurso em: http://www.petrobras.com.br