O HOMEM QUE COPIAVA, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, com roteiro e direção de Jorge Furtado, recebeu o PRÊMIO ACIE DE CINEMA, concedido em cerimônia realizada na segunda-feira, no Rio de Janeiro, pela Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira do Brasil às produções nacionais que se destacaram em 2003.
O filme, segundo longa-metragem de Jorge Furtado, disputou na categoria Melhor Filme com O Homem do Ano, Carandiru e Amarelo Manga. Hector Babenco foi eleito Melhor Diretor por Carandiru.
O Homem do Ano ficou com o prêmio de Melhor Roteiro (Rubem Fonseca). Marco Nanini foi eleito o Melhor Ator por seu papel em Apolônio do Brasil e Débora Falabella recebeu o prêmio de Melhor Atriz por Dois Perdidos Numa Noite Suja. Nelson Freire, de João Moreira Salles, foi eleito o Melhor Documentário.
A ACIE é uma associação da mídia estrangeira no Brasil que reúne mais de 130 sócios de 30 países, o que torna o PRÊMIO ACIE o equivalente brasileiro ao “Globo de Ouro” dos EUA. A cerimônia de premiação aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil.
(FONTE: Terra Notícias)
http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI280089-EI1176,00.html
A atriz Luana Piovani