DOCUMENTÁRIO MARIGHELLA VENCE MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS
EBC, 06/02/2013 | 16:49
/ Dirigido por Isa Grinspum Ferraz, sobrinha do guerrilheiro, documentário Marighela é uma construção histórica e afetiva sobre o maior inimigo da ditadura militarIMAGEM:
O documentário Marighella (Brasil, 100 min., 2012) foi eleito o melhor filme longa-metragem da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada em 2012. Dirigido por sua sobrinha Isa Grinspum Ferraz, o filme é uma construção histórica e afetiva sobre o guerrilheiro Carlos Marighella, líder comunista considerado o maior inimigo da ditadura militar. Vítima de prisões e tortura, parlamentar e autor de Manual do Guerrilheiro Urbano, publicado mundialmente em diversos idiomas, Marighella participou dos principais acontecimentos políticos do país entre 1930 e 1969.
Na categoria média-metragem, o vencedor foi Silêncio das Inocentes (Brasil, 52 min., 2010) dirigido por Ique Gazzola. O filme mostra a realidade de algumas vítimas da violência doméstica e a lei Maria da Penha, que alterou o Código Penal Brasileiro, permitindo que agressores de mulheres no âmbito doméstico sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. A lei leva o nome da biofarmacêutica cearense que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.
O melhor curta metragem foi Maria da Penha: um Caso de Litígio Internacional (Brasil, 13 min., 2011), dirigido por Felipe Diniz. Em 1983, Maria da Penha sofreu uma tentativa de homicídio por parte do marido. Com a ajuda de grupos de defesa dos Direitos Humanos, ela levou o caso às instâncias internacionais de Direitos Humanos, um marco na luta contra a violência doméstica na América Latina.