Cauã Martins fala sobre o personagem-título de Dr4g0n

FALLEN INSPIROU ATOR PARA VIVER PERSONAGEM EM SÉRIE DE ESPORTS
Por Gabriel Oliveira - São Paulo
G1, 18/07/2024 | 16:04

/ Cauã Martins conta que maior astro brasileiro dos esportes eletrônicos o inspirou na construção de protagonista da série dr4g0n, do Globoplay, ao lado de lendas do basquete

Maior nome do cenário brasileiro de esportes eletrônicos, Gabriel “FalleN” serviu como inspiração para o ator Cauã Martins na construção de Daniel, personagem protagonista de dr4g0n, a primeira série de ficção do Globoplay ambientada no universo dos esports, lançada nesta quinta-feira (18).

FalleN serviu de inspiração para construir protagonista de série sobre esports, revela ator

Daniel, que usa o apelido “dr4g0n” no jogo, é um jovem habilidoso que se destaca no First-Person Shooter (FPS), se torna jogador profissional de esports e, com a ajuda da irmã, monta o próprio time e passa a sustentar a família.

Liderança de FalleN ajudou a compor personagem de série sobre esports, explica ator

Em entrevista à TV Globo, o ator que vive o protagonista da série citou FalleN como a maior inspiração nos esports. Kobe Bryant e Michael Jordan, do basquete, são outras personalidades que inspiraram Cauã na construção da personalidade de Daniel como esportista.

-- A construção do Daniel é uma coisa muito doida. Eu tinha de entender o que são o Dragon e o Daniel. Era um universo que eu conhecia, mas muito por cima. Não era uma coisa que eu acompanhava. Quando eu entrei realmente para fazer o personagem, eu falei ‘tá, deixa eu entender o que é esta parada’ - contextualizou Cauã.

-- Fui atrás de campeonatos, principalmente de CS e Rainbow Six, e de figuras muito importantes. Para mim, uma figura que eu acredito que é uma das maiores do cenário, o FalleN, que é um grande jogador de esports do cenário de CS. Essa relação dele com o jogo. Eu nem queria muito saber como ele jogava, mas, quando eu o assistia, eu queria entender o que ele estava sentindo naquela hora. Eu ficava totalmente focado em vê-lo jogando e as expressões dele.

-- O linguajar também foi uma coisa que a gente teve de aprender. Tem certas coisas que, dentro do mundo dos games, fazem sentido que, fora, não fazem muito. Foi entender para trazer isso para a série para quem está assistindo se identificar.

Cauã contou que, na época em que fez a ambientação nos esports para viver Daniel e em que gravou os oito episódios da série, FalleN estava no comando da criação do projeto “Last Dance”, contratado pela Imperial no início de 2022. O astro deixou a organização em julho do ano passado para ser contratado por US$ 700 mil (equivalentes a cerca de R$ 3,5 milhões) pela FURIA.

-- Nessa questão do FalleN, com certeza ele foi a minha maior inspiração dentro do mundo dos esports. O que eu trouxe principalmente [para a série] foi a questão de ele ser um líder dentro daquele time. Na época em que eu estava acompanhando e que a gente começou a gravar a série, estava no começo da Imperial com o Last Dance. Foi realmente quando eu comecei a acompanhar, trazendo um pouco dessas figuras que estão dentro do universo dos times de esports.

-- O principal era realmente a frieza nesses momentos. É uma tensão enorme você estar em uma arena, com várias pessoas torcendo para você. Não sei se é um spoiler, mas a gente vai mostrar esses momentos na série. De você estar naquela bancada, jogando com o seu time. Ou você ganha ou você perde. Não tem mais para onde ir. Essa tensão de você estar em uma partida, muitas vezes a responsabilidade que cai em um jogador. E você fazer momentos históricos, fazer jogadas e ser o MVP da partida.

Sinopse de dr4g0n

Talentoso e admirado no mundo dos games, antissocial e manipulador no mundo real. Esse é Daniel (Cauã Martins), um menino introvertido e misterioso que vive com os pais e a irmã mais velha, mas que quase não se relaciona com eles e passa horas em frente ao computador. Por causa da falta de diálogo, sua família não faz ideia de que, na esfera digital, ele é o misterioso e incrivelmente habilidoso ‘Dr4g0n’, codinome do gamer que dá título à primeira série Original Globoplay ambientada no universo de jogos eletrônicos.

Ao descobrir que a empresa dos pais faliu, a estudante de Administração Ana Paula (Nanda Marques) se vê sem rumo. Com o objetivo de assumir os negócios da família, ela se desespera em meio às incertezas do futuro, enquanto observa vários colegas da faculdade desenvolverem empreendimentos promissores. Até que um dia, buscando o irmão na escola, ela se surpreende ao ouvir de um professor que a família deveria investir na carreira profissional do menino no ramo de esports, algo que nem ela e nem seus pais, Aline (Flávia Garrafa) e Oscar (Edmilson Barros), imaginavam ser possível.

Daniel, ou melhor, Dr4g0n, é um grande craque no jogo Full Force - onde o jogador tem o ponto de vista de quem está em combate, realmente dentro do game. Jogado com times de cinco pessoas, as partidas acontecem em arenas virtuais e cada jogador tem uma função definida dentro da equipe. Convencendo o irmão a levar sua habilidade a sério, Ana Paula cria um modelo de negócio e decide fundar, ela própria, um time profissional. Para os pais da dupla, que vivem um imenso abismo geracional com os filhos, Full Force é apenas um jogo de computador. Para Ana Paula, é a oportunidade de salvar as finanças da família e, mais do que isso, provar para todos, e para si mesma, suas capacidades.

Ao lado de seu fiel amigo Patos (Erik Vesch), que só quer arranjar um emprego, a empreendedora da família vai precisar conciliar as diferentes personalidades do mais novo time, escalado por Daniel, se quiser vencer os principais torneios e classificar a equipe para a Liga Nacional, para disputar premiações de mais de um milhão de reais. É então que Guizera (Thiago Prade), Ike (Luigi Montez), Kami (Laura Luz) e Rafa (Caio Cabral) embarcam de cabeça com Daniel nessa aventura. Os sete vão enfrentar, juntos, diversos desafios - e talvez o principal deles nem esteja dentro das telas.

Com estreia em 18 de julho, ‘Dr4g0n’ mostra, em oito episódios publicados no mesmo dia, os bastidores da formação de um time de esports profissional, os desafios interpessoais vividos por cada membro da equipe, além de dilemas éticos e muita competição. As características contrastantes dos players, somadas ao jeito frio e imprevisível de Daniel, contribuem para os percalços de cada episódio. A série de comédia, leve e feita para toda a família, é recheada de referências geeks, em especial da cultura anime, desde a construção dos personagens, passando pelos detalhes do cenário, caracterização e trilha sonora.

Criado por Tiago Rezende, o Original Globoplay ‘Dr4g0n’ tem produção de Nora Goulart, da Casa de Cinema de Porto Alegre. A direção da obra é de Ana Luiza Azevedo e Tiago Rezende. A série é escrita por Tiago Rezende, Ana Saki e Tomas Fleck. A supervisão de texto é de Jorge Furtado. A direção de fotografia é de Rafael Duarte e a direção de arte é de Martino Piccinini. A montagem é de Giba Assis Brasil, Joana Bernardes e Jonatas Rubert.