Hoje é dia de estreia de AO SOL E À SOMBRA no Festival Santa Cruz de Cinema. O curta-metragem, com direção de Teresa Assis Brasil e Richard Tavares, foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre em 2023, com estudantes da Escola Municipal Neusa Goulart Brizola. O projeto envolveu sessões de cineclubismo, experimentações audiovisuais e até a filmagem de um curta pelos estudantes, o “Fora de Campo”.
Sinopse: Uma escola pública de Porto Alegre recebe uma equipe de cinema que propõe aos estudantes um desafio: fazer um filme de ficção a partir de um jogo de futebol. Eles topam e começam os preparativos. Os times são montados, o roteiro é escrito, o elenco ensaia, as equipes treinam e todo o processo é documentado. Ao sol e à sombra mostra essa rotina dentro da sala de aula e fora, na quadra de esportes.
Direção: Teresa Assis Brasil e Richard Tavares
Roteiro: Teresa Assis Brasil, Richard Tavares e Jonatas Rubert
Produção Executiva: Nora Goulart
Direção de Produção: Jeferson Silva
Direção de Fotografia: Lívia Pasqual
Montagem: Jonatas Rubert, edt
Desenho de som e mixagem: Tiago Bello
Arte do cartaz: Amanda Copstein
Fotos still: Rosana Machado (estudante)
Agradecimentos especiais aos estudantes das turmas 91 e 92 da EMEF Neusa Brizola, aos professores Gabriela Greco e Christian Pizzolatto e a toda equipe da escola que nos acolheu neste processo.
Esta obra cinematográfica foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10.
Equipe do curta no Festival de Santa Cruz: Gabriela Greco, Jeferson Silva, Teresa Assis Brasil, Jonatas Rubert e Valentina Ritter Hickmann