Nesta quinta-feira, 5 de setembro, o curta-metragem BARBOSA, com direção de Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, primeira produção a levar o selo da Casa de Cinema de Porto Alegre em 1988, foi mais uma vez exibido na Europa. Dessa vez em Londres, no Latin American House/ Casa Latino-americana, um centro comunitário e cultural voltado à comunidade latino-americana na capital inglesa.
A sessão foi programada pelo Helena Solberg Cineclub, vinculado à Embaixada Brasileira em Londres, e faz parte da iniciativa “Jueves en comunidad (Quintas-feiras em comunidade”, programada para o verão londrino da Latin American House. Todas as quintas há um programa cultural com workshops, sessões de cinema, entre outras coisas, sendo cada semana dedicada a explorar a cultura de um país da América Latina. Nesta quinta, dia 05/09, foi a vez do Brasil. Como tudo que acontece na Casa, a entrada foi grátis.
Também fizeram parte da sessão de curtas-metragens brasileiros os filmes “Ga Vi, a voz do barro”, dir. Ana Letícia Meira (2022); “Retratos para você”, dir. Pedro Nishi (2017); “L”, dir. Thais Fujinaga (2013); “Médico de monstro”, dir. Gustavo Teixeira (2017).
SINOPSE DE BARBOSA
Trinta e oito anos depois da Copa do Mundo de 1950, um homem volta no tempo a fim de impedir o gol que derrotou o Brasil, destruiu seus sonhos de infância e acabou com a carreira do goleiro Barbosa.