A mostra de filmes “Science fiction against the margins” (Ficção científica contra as margens) do UCLA Film & TV Archive é parte integrante do conjunto “Getty’s PST: Art & Science Collide” (Arte e ciência em colisão).
Explicando: UCLA é a Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde estudaram cineastas como Francis Ford Coppola, Rob Reiner, Tim Robbins, etc. Getty é a Fundação Getty, financiadora dos eventos. PST, Pacific Standart Time, é o fuso horário da Califórnia. E “Art & Science Collide” é uma ampla gama de exposições de arte e eventos realizados no sul da Califórnia no outono de 2024.
Os filmes da mostra estão sendo exibidos gratuitamente de 4 de outubro a 14 de dezembro de 2024 no Billy Wilder Theater do Hammer Museum da UCLA. A série é apresentada em parceria com o Cinema & Media Studies da UCLA School of Theater, Film and Television; o UCLA International Institute é um parceiro comunitário do festival.
De acordo com o satie do evento:
“Os cineastas exibidos em Science Fiction Against the Margins ocupam as ‘margens’ do cinema convencional para desafiar e subverter o gênero de ficção científica. A estrutura onipresente da história de ficção científica de Hollywood funciona dentro das convenções do melodrama movido a ação, resolvendo questões sociais em termos privados, emocionais e morais que reforçam o status quo. Embora o foco esteja no longa-metragem como uma forma global de entretenimento de massa, a série também inclui documentários, curtas, videoarte e episódios de televisão.”
E um dos curtas selecionados para a mostra é BARBOSA, produção de 1988 da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo. O filme é assim apresentado pelo curador Paul Malcolm:
“A reviravolta histórica que foi a final da Copa do Mundo de 1950 entre Brasil e Uruguai é o ponto focal de um dos viajantes do tempo mais obcecados da ficção científica no curta de Jorge Furtado e Ana Luíza Azevedo. Uma perda devastadora para os brasileiros - o jogo foi o evento inaugural no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, um símbolo construído especialmente para o orgulho nacional - também foi um ponto de virada pessoal para o narrador do filme, um garoto de 11 anos na multidão que sentiu seu próprio futuro esperançoso escapar com a derrota de seu time. Deixando de lado completamente a maravilha de sua máquina do tempo, ele anseia por consertar as coisas apenas para descobrir que o arrependimento - pessoal e nacional - às vezes pode formar um ciclo infernal.”
A sessão do dia 18 de outubro, com o título geral de “Time travel” (Viagem no tempo) inclui, além de BARBOSA, o clássico média-metragem francês “La Jetté” (dir. Chris Marker, 1962) e o longa norte-americano “The sticky fingers of time” (dir. Hilary Brougher).
Mais detalhes no saite do UCLA Film Archive.