VIRGÍNIA E ADELAIDE dia 26 na Mostra de Rio Grande

DIRETOR JORGE FURTADO TEM PRESENÇA CONFIRMADA NA 6ª MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE RIO GRANDE
Rio Grande Tem, 21/11/2024

/ Jorge Furtado e Yasmin Thayná, diretores do filme “Virginia e Adelaide” estarão presentes no evento para apresentar o longa

O diretor Jorge Furtado, conhecido por dirigir os filmes “O homem que copiava” (2003) e “A Ilha das Flores” (1989) e a diretora Yasmin Thayná, estão com a presença confirmada em Rio Grande para apresentar seu novo filme, Virginia e Adelaide, durante a 6º Mostra de Cinema Latino-Americano, que começa na próxima segunda-feira (25).

O longa será exibido na terça-feira (26) às 20h, na sessão do cinema de rua, no Largo Barbosa Coelho. Este ano, o evento acontece em formato inédito. Pela primeira vez, a MCLARG será realizada no centro histórico do município, tendo como palco a Biblioteca Rio-Grandense, o prédio da Alfândega e o Largo Barbosa Coelho.

Virginia e Adelaide narra o encontro de duas mulheres: Virginia (Gabriela Côrrea) uma mulher negra, a primeira psicanalista brasileira, e Adelaide (Sophie Charlotte), uma psicanalista judia que veio para o Brasil para fugir do regime nazista da Alemanha. As histórias se entrelaçam e se fortalecem: juntas elas lutaram contra o racismo e o preconceito e ajudaram a fundar a psicanálise no Brasil.

A atriz Gabriela Côrrea, que interpreta uma das protagonistas do filme, Virgínia Bicudo, também estará presente no evento. Além dela, confirmaram presença outros membros da equipe: a produtora executiva, Nora Goulart, a diretora de fotografia, Livia Pasqual, um dos diretores de arte, Richard Tavares e um dos montadores, Jonatas Rubert. A equipe participará de uma mesa de debate sobre o filme na quarta-feira (27).

O filme foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, produtora independente que há 37 anos produz filmes, vídeos, programas e séries de televisão, cursos de roteiro e fóruns de debate.

Criada em 2016, a Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande tem como objetivo fomentar a produção audiovisual local, oferecendo uma base teórica e prática que abrange todas as etapas da realização cinematográfica, desde a escrita do roteiro até a pós-produção. A mostra surgiu para exibir os curtas produzidos nas oficinas do Projeto de Extensão “Oficina de Cinema Ofcine”, do IFRS, Campus Rio Grande.

A programação completa do evento e as inscrições para os laboratórios podem ser encontradas nas páginas oficiais:

INSTAGRAM: @mostraderiogrande
FACEBOOK: Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande
ASSESSORIA DE IMPRENSA - MCLARG