SÉRIE DA CASA DE CINEMA SOBRE BASTIDORES DOS SETS ESTREIA NO CANAL BRASIL
Daniel Feix
Zero Hora, 20/10/2015 | 02:03
/ “Fora de Quadro” homenageia personagens pouco conhecidos do cinema e histórias de bastidores das produções
Um set de TV ou cinema costuma ter gente concentrada e muita correria, mas, como acontece em qualquer ambiente de trabalho, a convivência também traz conflitos e proporciona encontros.
Os dramas e, principalmente, a comédia por trás das câmeras estão em Fora de Quadro, série em 13 episódios produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre que estreia nesta terça-feira no Canal Brasil. Pelas próximas semanas, todas as terças, às 20h30min, você poderá conhecer a figurinista Estela (Áurea Baptista), o produtor de objetos Adri (Thiago Prade), o eletricista Maranhão (Álvaro RosaCosta) e até os curiosos que surgem do nada para “salvar a diária”, conforme expressão corrente da produção, como a jovem Lica (Duda Meneghetti), que empresta a urna funerária sem a qual a cena do dia não pode ser rodada.
Dirigida por Janaína Fischer e Marcio Schoenardie, a série era um objetivo antigo da produtora, que por anos alentou a ideia de reconstruir ficcionalmente os bastidores de um filme. A dupla de realizadores, que trabalhou em Doce de Mãe (TV Globo) e Vida de República (Canal Futura), entre outros projetos, se inspirou em histórias e figuras reais dos sets gaúchos - “Mas só até certo ponto”, explica Janaína:
-- O Paulão (Paulo Silveira, eletricista), por exemplo, é um cara histórico do cinema local. Já trabalhou com todo o mundo. E nunca aparece à frente das câmeras. Nunca dá entrevista. O Maranhão é uma homenagem a ele.
A história tem continuidade, mas os episódios podem ser vistos isoladamente. E cada um tem as suas participações especiais - e afetivas. Hoje será a vez de Nelson Diniz, que encarna o galã cheio de manias Téo Martel.
Ao final, uma ousadia formal: os últimos minutos de Fora de Quadro reservam o que Janaína chama de “falso making of”, quando os atores contam supostas histórias reais dos sets. Segue sendo ficção, porém, afirma a diretora, “com menos filtros” em sua recriação. Funciona, e bem, você vai ver.
Fora de Quadro
Série cômica em 13 episódios produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre, em exibição às terças-feiras. Estreia nesta terça, às 20h30min, no Canal Brasil.