2º Curso prático-teórico de introdução à realização cinematográfica.
07 de maio a 18 de junho de 1990
PROGRAMA
1º dia: seg 07/05 - 19:30 as 23:00
INTRODUÇÃO
- 1ª Parte: Projeção do Curta 1
- Objetivos do curso (todos presentes)
- Apresentação das pessoas
- 2ª Parte: Introdução: AE-1 com slides, polígrafo
- Expositor: Carlos Gerbase
- Observador: Roberto Henkin
- O que é cinema, o que é vídeo
- Bitolas: Super-8, 16 mm, 35 mm, VHS, U-Matic
- Formatos: standard, tela panorâmica, processos anamórficos
- Câmara e projetor: princípios de funcionamento
- Princípios de óptica cinematográfica
- A câmara escura e o controle da luz
- Lentes, obturadores e diafragmas
- Material sensível: opaco e transparente
- Filmes: grão, sensibilidade, pb/color, pos/neg/reversível
- Sincronia filmagem-projeção: 16 qps, 24 qps, slow, fast
2º dia: ter 08/05 - 19:30 as 23:00
LINGUAGEM
- 1ª Parte: Projeção do Curta 2
- Resumo prático: AE-2 com slides, polígrafo
- Expositor: Giba Assis Brasil
- Observador: Luciana Tomasi
- 2ª Parte: Linguagem: AE-3 com slides, polígrafo
- Expositor: Werner Schunemann
- Observador: Jorge Furtado
- Conceitos fundamentais: plano, corte
- Conceitos acessórios: sequência, cena, tomada
- Tipos de planos: geral, médio, close, outros
- Nomenclaturas dos planos
- Posições de câmara: plongê, contra-plongê
- Movimentos de câmara: panorâmica e travelling
- Carrinhos, gruas, câmara na mão e steadicam
- Movimentos de lente: zoom, correção de foco, combinações
- Movimentos em quadro
- Câmara objetiva e subjetiva, ponto de vista e determinante
- Tipos de corte: interno, espacial, temporal; continuidade
- Efeitos: fades, sobreposição, fusão, cortinas, etc.
- Efeitos computadorizados em vídeo e em cinema
3º dia: qua 09/05 - 19:30 as 23:00
EXERCÍCIO
- 1ª Parte: Exercício coletivo com vídeo (2 grupos - 4 orientadores)
- Decupagem e gravação de um mesmo argumento simples
- Orientadores: Carlos Gerbase, Werner Schunemann,
- Luciana Tomasi, Jorge Furtado
- 2ª Parte: Avaliação dos resultados
- Argumento do filme do curso
4º dia: qui 10/05 - 19:30 as 23:00
ARGUMENTO E ROTEIRO
- 1ª Parte: Argumento e Roteiro: AE-4 com polígrafo, vídeo
- Expositor: Jorge Furtado
- Observador: Werner Schunemann
- Idéia, storyline, argumento, roteiro
- Adaptações literárias, etc
- Personagens e objetivos: protagonista e antagonista
- Ação dramática: conflito, desenvolvimento e solução
- Apresentação dos personagens e da situação dramática
- Unidade temporal, espacial, dramática; variações
- Estrutura temporal: cronológica, em flash-backs, em saltos
- Foco narrativo, histórias paralelas, convergência
- 2ª Parte: Discussão de roteiro do filme do curso (com monitores)
- Distribuição material escrito do Curta 3
5º dia: sex 11/05 - 19:30 as 23:00
DECUPAGEM
- 1ª Parte: Projeção do Curta 3
- Decupagem: AE-5 com polígrafo, vídeo
- Expositor: Carlos Gerbase
- Observador: José Pedro Goulart
- Decupagem e montagem: diferenças históricas e práticas
- Visão histórica da decupagem/montagem
- Significado relativo de cada plano ou movimento
- Por que cortar, quando cortar
- Perseguição: eixo de movimento
- Diálogo: plano e contraplano, eixo óptico
- Mais de dois personagens: mudança, pulo e quebra de eixo
- Plano master e insert x montagem (ou decupagem) construtiva
- Decupagem fluida x decupagem de atração
- 2ª Parte: Divisão em 5 grupos (com monitores)
- (em 5 grupos) Discussão de roteiro
- Monitores: Carlos Gerbase, Werner Schunemann, Ana Luiza Azevedo,
- Angel Palomero, Jorge Furtado
6º dia: sab 12/05 - 14:00 as 18:00
ROTEIRIZAÇÃO 1
- Reunião de cada grupo com seu monitor
- Início do trabalho de roteirização do filme do curso
7º dia: dom 13/05
ROTEIRIZAÇÃO 2
- dia livre para os grupos que quiserem continuar o trabalho de roteirização do filme do curso (sem monitores)
8º dia: seg 14/05 - 19:30 as 23:00
EQUIPE
- 1ª Parte: Assist. de Direção: AE-6 com slides, polígrafo, planilhas
- Expositor: Ana Luiza Azevedo
- Observador: Angel Palomero
- Direção de Arte: AE-7 com slides, polígrafo
- Expositor: Fiapo Barth
- Observador: Ana Luiza Azevedo
- Pré-produção: divisão de funções no planejamento
- Produção: divisão de funções no set
- Assistência de Direção: defesa do roteiro, controle do set
- Utilização de planilhas e claquete
- A equipe do Assistente de Direção: Continuísta, Operador de som, Operador de vídeo, Fotógrafo de cena
- A equipe do Diretor de Fotografia: Assistente de câmara, Eletricistas, Maquinistas
- A equipe do Diretor de Produção: Assistentes de Produção
- Direção de Arte: concepção plástica do filme
- Escolha de locações, construção de cenários
- A equipe do Diretor de Arte: Cenógrafo, Figurinista, Maquilador, Cabeleireiro, Carpinteiros
- 2a Parte: (em 5 grupos) Divisão de funções
- Planejamento da filmagem
9º dia: ter 15/05 - 19:30 as 23:00
PRODUÇÃO
- 1a Parte: Projeção do Curta 4
- Produção: AE-8 com slides, polígrafo, planilhas
- Expositor: Monica Schmiedt
- Observador: Luciana Tomasi
- Montagem de um projeto
- Orçamento: equipe, elenco, equipamento, material
- Levantamento de recursos
- Produtor Executivo e Diretor de Produção
- Análise técnica de um roteiro
- Planejamento de filmagens
- Produção de set
- 2ª Parte: Marcação de dias e horários de filmagem de cada grupo
- (em 5 grupos) Planejamento de cada episódio (com monitores)
10º dia: qua 16/05 - 19:30 as 23:00
FOTOGRAFIA
- 1ª Parte: Projeção do Curta 5
- Fotografia: AE-9 com slides, polígrafo
- Expositor: Roberto Henkin
- Observador: Sergio Amon
- Câmara e acessórios
- Lentes e filtros
- O Fotômetro
- Composição, cor, enquadramento
- Conceitos fundamentais de iluminação
- Tipos de fontes luminosas, utilizações
- Iluminação com luz natural
- 2a Parte: Iluminação e filmagem de um plano (Orientação específica)
11º dia: qui 17/05 - 19:30 as 23:00
DIREÇÃO
- 1ª Parte: Projeção do Curta 6
- Direção: AE-10 com polígrafo, vídeo
- Expositor: José Pedro Goulart
- Observador: Angel Palomero
- Coordenação da pré-produção: escolha dos elementos
- Articulações com AssDir, DirProd, DirFoto, DirArte
- Direção de atores
- Direção da câmara
- Direção do tempo e espaço cinematográficos
- Transposição/destruição do roteiro
- O que fica pra decidir na montagem
- 2ª Parte: Tempo livre para roteirização (com monitores)
12º dia: sex 18/05 - 19:30 as 23:00
ROTEIRIZAÇÃO 3
- Reunião dos grupos (com monitores) para planejamento final de roteiro, decupagem, divisão de funções, produção, locações, funcionamento de set durante a filmagem
13º ao 17º dias: sab 19/05 a qua 23/05
FILMAGEM
- Cada grupo fará um episódio (2 a 3 minutos) de um curta-metragem
- 1 grupo por dia: 8 horas de filmagem
- Equipe: o grupo mais o seu monitor, 1 fotógrafo, 1 assistente de câmara e 2 eletricistas
- Fotógrafos: Roberto Henkin, Sergio Amon
18º dia: qui 24/05
(Envio do material filmado para o laboratório)
- Dia livre
19º dia: sex 25/05 - 19:30 as 23:00
MONTAGEM E SOM
- 1a Parte: Projeção do Curta 7
- Montagem: AE-11 com polígrafo, vídeo, slides
- Expositor: Giba Assis Brasil
- Observador: Jorge Furtado
- 2ª Parte: Som: AE-12 com vídeo
- Expositor: José Pedro Goulart
- Observador: Carlos Gerbase
- Conceito de montagem: único processo original do cinema
- Elementos: ordenação (narrativa), escolha (ênfase), duração (ritmo), corte (fluência)
- Princípios de ritmo
- Raccord, pontos de corte
- O que não dá pra prever na decupagem
- Equipamento: Mesa de montagem, ilha de edição, coladeira
- Fases: Desmontagem, Ordenação, Escolha, Montagem
- Histórico do uso do som no cinema
- Dublagem e som direto
- Uso prático e uso expressivo
- Edição de som e montagem
- Marcação de dias e horários de montagem e sonorização (monitores presentes)
- Prazo final para definição de créditos do filme
20º e 21º dias: sab 26/05 e dom 27/05
(Execução e Filmagem dos créditos)
- Dias livres
22o dia: seg 28/05 - 19:30 as 23:00
FINALIZAÇÃO
- 1ª Parte: Projeção do copião
- Avaliação dos resultados (com monitores)
- Planejamento da montagem
- 2a Parte: Finalização: AE-13 com slides
- Expositor: Giba Assis Brasil
- Observador: Monica Schmiedt
- Transcrição magnética
- Trabalho com várias pistas de som
- Mixagem e transcrição óptica
- Marcação de luz
- Copiagem
23º ao 28º dia: ter 29/05 a sab 02/06
MONTAGEM
- 1 grupo por dia: 8 horas de montagem
- Planejamento da sonorização
- Equipe: o grupo mais o seu monitor e 1 montador
- Montador: Giba Assis Brasil
24º ao 30º dia: qua 30/05 a ter 05/06
SONORIZAÇÃO
- 1 ou 2 grupos por dia: 3 horas de gravação
- Equipe: o grupo mais o seu monitor
31º dia: qua 06/06 - 19:30 as 23:00
ANÁLISE DA MONTAGEM
- (Envio dos sons gravados para transcrição magnética)
- Projeção do copião montado
- Avaliação dos resultados (com monitores)
- Planejamento da edição de som
- Marcação de dias e horários para edição de som de cada grupo
32º dia: qui 07/06
- Dia livre
33º ao 37º dia: sex 08/06 a ter 12/06
EDIÇÃO DE SOM
- 1 grupo por dia: 8 horas de edição de som
- Equipe: o grupo mais o seu monitor e 1 editor
- Editor: Giba Assis Brasil
38º dia: qua 13/06
(Viagem a São Paulo, Mixagem, Transcrição óptica, entrega do copião montado e óptico para revelar no laboratório)
- Dia livre
39º dia: qui 14/06
(Revelação do óptico, montagem do negativo)
- Dia livre
40º dia: sex 15/06
(Marcação de luz, primeira cópia)
- Dia livre
43º dia: seg 18/06 - 19:30 as 23:00
CONCLUSÃO
- Projeção da primeira cópia
- Avaliação geral do curso e dos filmes (todos presentes)
- Entrega dos certificados de conclusão do curso
ALUNOS
- Adriana Gomes
- Alvaro Fraga
- Alvaro Opperman
- André Gustavo de Oliveira
- Angela Rafaela Grandi
- Arines Ibias
- Beto Costa Souza
- Carlida Emerim
- Cid Costa
- Cristiano Wiggers
- Daniel Bramatti
- Denise Adams
- Denise Zelmanovitz
- Diego Romero de Godoy
- Duda Haussen
- Eduardo Peixoto
- Fabiano Homem del Rey
- Fernanda Martins Costa
- Flavio Gonçalves
- Francisco Carlos Ribeiro
- Gerson Andrade
- Gerson Machado
- Inara Zanuzzi
- Isabel Miotto Juchem
- José Tachenco
- Leo Henkin
- Leopoldo Plentz
- Luciano Leonardo
- Luis Alberto Kley
- Luis Reni Coutinho Marques
- Luiz Paulo Vasconcellos
- Magda Rosi Ruschel
- Marcela Rabello
- Marcio Pinheiro
- Marcos Freitas
- Maria Amélia Mamede
- Marília Costa Mattos
- Mauro Dorfman
- Melina Paiva Coronel
- Moacyr Aquistapace Neto
- Mylena Fiori
- Norton Simões
- Patrícia Flesch da Silva
- Paula Lordello
- Pedro Serra
- Plinio Assis Brasil Neto
- Rafael Ferretti
- Roberta Maestri
- Roberto Bechstedt
- Samara Gonzaga
- Sheron Neves
- Sidnei Antonioli
- Tatiana Mora Kuplich
- Tilmo Albuquerque
- Vera Elizabeth da Costa
- Vera Lúcia Senott
- Vitor Knijnik