Páscoa na Babilônia

por Jorge Furtado
em 20 de março de 2008

Esta semana os etês vieram buscar Arthur Clarke, conforme o esperado. Ele estava com 90 anos terráqueos, será um garoto em Júpiter, com sete anos e meio. Boa viagem, Clarke! Mande notícias!

Em 1977 a NASA enviou para o espaço os satélites Voyager (1 e 2), com informações gerais sobre a terra e a raça humana “a quem interessar possa”. As naves estão agora a mais 15 bilhões de quilômetros daqui, fora do sistema solar. A seleção “terra greatest hits”, feita por Carl Sagan, Clarke e turma, inclui desenhos de Leonardo Da Vinci, saudações amistosas em dezenas de línguas, o concerto brandenburguês número 2, de Bach, Johnny B. Goode de Chuck Berry, Melancholy Blues, de Louis Armstrong, e a Quinta Sinfonia, de Beethoven.

(Steve Martin, no Saturday Night Live, disse que a NASA havia captado uma resposta, vinda de algum ponto distante do espaço: “Mandem mais Chuck Berry”!)

Difícil escolher que informações mandar aos etês sobre nós, acho a lista da NASA bem razoável, embora os americanos tenham puxado a brasa para a sardinha deles, o que era de se esperar. Criações artísticas que representam a raça humana como um todo - e não um país ou uma região - são bastante raras.

“O Primeiro Dia”, o mais recente álbum de quadrinhos de Eloar Guazzelli, o Filho, está nas melhores livrarias (editado pela Casa 21) e é uma delas. São doze histórias onde Guazzelli brilha como desenhista, variando traço e estilos com a maestria habitual, e se revela um roteirista cada vez mais seguro e complexo. Os cenários e os temas são universais como o talento do autor, que vai de São Paulo ao Iraque, passando pelas guerras balcânicas com escalas em Marte e São João Del Rey, onde visita o túmulo de Tancredo Neves, recentemente profanado, mas talvez não haja relação entre uma coisa e e outra, quem sabe?

Uma das histórias chama-se “Páscoa na Babilônia”, e narra o encontro entre um soldado americano e um palestino que tem uma visão muito lúcida e muito particular da guerra. Obra-prima.

Se não encontrar numa livraria perto de você, reclame. E depois visite o site da editora: http://www.editoracasa21.com.br/