O que o Lula disse e o que disseram que ele disse

por Jorge Furtado
em 25 de agosto de 2009

No jornal Zero Hora, na coluna de Rosane Oliveira (19/08/09), ilustrada por uma mão com um polegar para baixo em sinal de “negativo”, uma nota sobre entrevista de Lula à Rádio Tupi:

“Isso é que é incentivo à leitura: o presidente Lula disse numa entrevista à Rádio Tupi que lê pouco porque livros lhe dão sono, e adora “ver bobagem” na televisão.”

x

Livros me dão sono? Lula é inteligente demais para dizer isso no rádio, pensei.

Como acredito cada vez menos no que leio nos jornais, especialmente quando o caso é falar mal de Lula, saí em busca da fonte. E achei, no site da Rádio Tupi. O repórter Francisco Barbosa pergunta:

- Quando o Presidente está sozinho, o que gosta de fazer?

Lula responde que gosta de pescar. E fala, por iniciativa própria, de livros:

“Eu agora estou lendo o novo livro do Chico, Leite Derramado. Então eu passo um pouco da noite lendo. Eu não consigo ler muitas páginas por dia, sabe, que me dá sono. E vejo televisão também. Quanto mais bobagem melhor, eu quero é limpar a cabeça”.

http://74.125.93.132/search?..
(final da parte 6, começo da parte 7)

X

Perguntas:

  1. Rosane ouviu a entrevista?
  2. Se ouviu, você acha que é jornalísticamente aceitável a síntese que fez da resposta de Lula?
  3. Lula aproveitou seu espaço na rádio para divulgar um livro, de um autor brasileiro. Por que Zero Hora não fez o mesmo?
  4. Não seria um incentivo à leitura se Zero Hora informasse que Lula, um presidente com altos índices de aprovação popular, está lendo um romance de um escritor brasileiro?

X

Não quero ser chato, mas achar erros da mídia contra o Lula é como pescar num aquário.

X

Em sua coluna do dia 23/08/09 na FSP Eliane Cantanhêde apresentou como prova da decadência política de José Sarney o fato dele, no Maranhão, quase ter perdido a eleição para uma “delegada negra”. Eliane garante que a mão e a voz de Sarney “nunca mais vão parar de tremer”. As garotas do Saia Justa fazem piadas sobre a peruca de Dilma Roussef que, como se sabe, a usa para atenuar os efeitos do tratamento que faz contra o câncer.

O baixo nível da argumentação de moças tão finas dá uma idéia de quanto o PSDB paulista quer de volta o poder que exerceu por oito anos, período em que quebrou o país 3 vezes, manteve imóvel a trágica desiguldade social brasileira, mudou a constituição em causa própria - não como fez o “ditador” Hugo Chavez, através de consulta popular, e sim subornando votos de deputados, posteriormente cassados, com dinheiro vivo, em malas - fez explodir a dívida pública, aumentou impostos, juros e inflação, torrou 40 bilhões de dólares de reservas para ganhar uma eleição, provocou altíssimos índices de desemprego, entregou o patrimônio público aos banqueiro “privatas” - alguns deles hoje correndo da polícia ou encarcerados - e de onde se despediu com baixíssimos índices de aprovação.

Não será mesmo uma tarefa fácil fazer a maioria dos brasileiros sentir saudade deles em Brasília, mas eles vão fazer força.

Como diz o Azenha, “É o pré-sal, estúpido!”

x

Imperdível:

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/…


COMENTÁRIOS

Enviado por Edu em 27 de agosto de 2009.

Você está coberto de razão! E digo mais, não são só “enganos” contra o Lula. Eu diria que estes enganos acontecem em toda a imprensa quando se trata de notícias que, se fossem dadas na íntegra, apresentariam ao leitor informação capaz de gerar uma tomada de posição legítima e pessoal. Parece que todas as notícias passam por um filtro que só deixa passar aquilo que é inócuo ou que vai induzir o cara a uma opinião já escolhida previamente. Espero ter sido claro… Abração Edu

Enviado por César em 27 de agosto de 2009.

Tá difícil achar coisas que prestem na imprensa. Pra fazer o que alguns fazem, realmente, não precisa de diploma

Enviado por Sheila do Amaral em 27 de agosto de 2009.

Seu Jorge: Lendo tuas palavras, faço delas as minhas e fico muito feliz de saber que não estou errada… não estou ficando louca sózinha como me dizem. Pode crer. Sheila Amaral

Enviado por Luis Mario em 07 de setembro de 2009.

O jornalismo da ZH é 100% eunuco. 100%. Editoriais, artigos, falsos-editoriais travestidos de “opinião”… Leio diariamente quase todo o jornal. Minha impressão sempre foi que eles eram parciais, enfim, tinham um lado bem definido. Ok, isso eu aceito. Detesto, mas aceito. De uns 2 anos pra cá, o que leio alí me faz acreditar que vivo em outra dimensão, paralela à nossa. A ZH trabalhou por anos e conseguiu criar um “senso comum” de que o Lula é cúmulo da corrupção e do atraso. E que as “pessoas de bem” já não aguentam mais ele. Não existe crítica contra RBS e Cia. E esse grupo está se apropriando da cultura do estado, assim como a Globo em nível de Brasil. Fica a pergunta…quem substituirá os velhacos Paulo Santanna e Lazier Martins quando o tempo encerrar a carreira (?) deles? Isso dá um documenário…“A verdade segundo a família Sirotsky” hehehe abraços lm

Enviado por Wagner Paz Machado em 08 de setembro de 2009.

Mais um pescado no aquário: blog do Josias de Souza. O título dado pelo estimado colunista e blogueiro Josias é: Lula afirma que não lê jornais porque são ‘capengas’ Acontece que o Lula nem disse que não lê jornais e nem que todos eles são capengas. O título acima foi tirado da seguinte declaração: “Alguns deles parecem ter se especializado apenas em notícias negativas, de modo que se tornaram capengas, deixando de transmitir as variadas dimensões da realidade”. Bom, parece que o tal Josias confirmou na prática a crítica de Lula, não?