Por que não há câmeras nos aviões?

por Jorge Furtado
em 12 de junho de 2012

Elevadores tem câmeras, há câmeras nas fruteiras, bancas de revistas, corredores de hotel, portarias, garagens, ruas mas, não sei porque, não há câmeras nos aviões. Ontem um imbecil fumou no banheiro de um avião e quase provocou uma tragédia, está difícil descobrir quem foi. Uma câmera resolveria este e outros problemas, aumentaria muito a segurança dos vôos. Alguém sabe me dizer por que não há câmeras nos aviões?

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Atualização:

A proposta já foi feita, pelos russos, em 2010, e até agora nada.

RÚSSIA IRÁ PROPOR USO DE CÂMERAS NOS AVIÕES PARA AUMENTAR A SEGURANÇA
Qui, 04 de Março de 2010 09:49

Os investigadores de acidentes aéreos russos irão propor em reunião da ICAO que acontecerá este mês em Montreal, no Canadá, o uso de câmeras nos aviões para aumentar os níveis de segurança, informou a ATI.

A intenção é fazer com que a gravação de videos some-se aos atuais gravadores de voz e dados como recurso que auxilie em investigações e, consequentemente, na melhoria dos níveis de segurança aérea.

O principal uso seria na cabine de passageiros, visando coletar dados sobre procedimentos realizados pela tripulação, em especial os de evacuação.

Segundo o Comitê Interestadual de Investigação da Rússia (MAK), um dos principais problemas na análise de determinados acidentes é a dificuldade de se obter informações que permitam uma análise independente dos procedimentos de evacuação. Embasando o uso de tais câmeras, citam acidentes em que passageiros (muitas vezes a maioria deles) perderam suas vidas não por ferimentos causados pelo impacto, mas por não terem conseguido abandonar a tempo a aeronave.

Este foi, por exemplo, o caso do Airbus A310 da companhia S7 que em 2006 varou a pista no aeroporto de Irkutsk. Investigações posteriores mostraram que das 120 fatalidades, apenas uma não foi por inalação de monóxido de carbono devido a um incêndio.

Neste acidente um ponto crucial da investigação era, portanto, o procedimento de evacuação. Entretanto sua avaliação foi prejudicada já que a única fonte de informações eram os passageiros e tripulantes sobreviventes que, por sua vez, passaram diversas informações conflitantes.

Informações divergentes quando há sobreviventes são inclusive algo natural neste tipo de investigação, sendo mais um motivo para que a captação de imagens seja realizada.

Desta forma o MAK espera que a obrigatoriedade do uso de câmeras seja definido, permitindo aumentar a quantidade de dados objetivos captados pelos equipamentos voltados a auxiliar a segurança.

Além da cabine de passageiros, foco principal das explanações russas, eles também irão sugerir à ICAO a colocação do equipamento em outros locais, como a cabine de pilotagem e os porões de carga.