Lília

“Ia tebia liublu”, em russo, “Eu te amo”. No alfabeto círilico: Я тебя люблю. A pronúncia: iá tebiá líublíu. Ya, eu; tebia, você; liubliu, amo.

Vladimir Maiakovski (19/7/1893 – 14/4/1930), poeta, dramaturgo e revolucionário, um dos maiores poetas desde sempre, em parceria com o artista gráfico e fotógrafo russo El Lissitzky (Lazar Markovich Lissitzky, 23/11/1890 – 30/12/1941), criou o poema-anel Liú bliú (Amo), publicado no livro Dilá Gólossa (Para voz) em Berlim, em 1923. Na imagem, as letras ‘L’, ‘Iu’ e ‘B’, em círculo, formam a palavra liubliu (amo).

O poema-anel de Maiakovski é um extraordinário feito poético, já que se trata de uma dedicatória a sua grande paixão, a escritora e atriz Lília Iurieva Brik. L, Iu e B são as iniciais do nome dela. É como se você descobrisse que as iniciais do nome da sua namorada, Teresa Elvira Araujo Machado de Oliveira, são “Te amo!” e fizesse uma camiseta para ela! Para quem não sabe, Lília era casada com o também poeta Osip Brik. Ela e o marido viveram com Maiakovski o trisal mais famoso do mundo das artes.

Lília Brik (11/11/ 1891-4/8/1978), formada em arte e arquitetura, foi uma das precursoras da arte soviética. Teve uma vida longa e muito ativa, era poeta, bailarina, atriz, tocava piano, falava francês e alemão, dirigiu documentários e filmes de ficção. Era amiga de Pasolini e de Yves Saint Laurent, que disse: “Conheço três mulheres que podem ser elegantes fora da moda: Catherine Deneuve, Marlene Dietrich e Lília Brik”.

Lília viveu muito e bem, e foi imortalizada não apenas por seus amores e por sua própria obra, mas também porque serviu de modelo a uma foto que se tornou um meme histórico, um símbolo da revolução socialista. A foto de Lília foi feita por Aleksandr Rodchenko, escultor, pintor, artista gráfico, para uma campanha do governo revolucionário, de estímulo à leitura. De lenço amarrado na cabeça, com a cara lavada, um sábio e sincero sorriso, mãos em concha para amplificar sua voz, Lília grita a plenos pulmões aquilo que uma sociedade precisa para crescer com justiça e sabedoria: “Livros!”

X

Para saber mais:

https://en.wikipedia.org/wiki/Lilya_Brik

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vladimir_Maiakovski

https://pt.wikipedia.org/wiki/El_Lissitzky

https://vermelho.org.br/2017/11/10/lilya-brik-a-mulher-que-deu-rosto-a-revolucao/

https://br.rbth.com/historia/83737-musa-maiakovski-lilia-brik