RASGA CORAÇÃO dia 16 na Sala Redenção da UFRGS

CINECIESS EXIBE “RASGA CORAÇÃO”, DE JORGE FURTAD
UFRGS | Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 08/08/2023 13:03

/ Sessão com entrada franca ocorre em 16 de agosto, às 16h, na Sala Redenção, e será seguida de debate com o cineasta

O CineCiess - Ciclo de filmes e debates sobre o cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos apresenta neste mês o filme Rasga coração. A sessão acontecerá no dia 16 de agosto, às 16h, na Sala Redenção da UFRGS, com a participação especial do diretor da obra, Jorge Furtado. A entrada é franca, e o público que assistir ao filme e ao debate receberá declaração de participação. A realização é da Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (Ciess) da Faculdade de Educação da UFRGS em parceria com o cinema universitário Sala Redenção -DDC/Prorext. A sessão conta com o apoio da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Sobre o filme

Rasga Coração (Brasil, 2018, 1h53min, de Jorge Furtado) é uma adaptação da peça homônima de Oduvaldo Vianna Filho. Conta a história de Manguari Pistolão, militante anônimo, que depois de 40 anos lutando por aquilo que considera revolucionário, vê o filho acusá-lo de ser conservador. Em meio a uma crise financeira, com dores de uma artrite crônica e num crescente conflito com o jovem, relembra seu passado e se vê repetindo as mesmas atitudes de seu pai. Mesclando fragmentos da relação pai e filho, o filme ilumina quatro décadas da vida política brasileira.

Sobre o diretor

Um dos mais importantes e premiados cineastas do Brasil, Jorge Furtado é sócio da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. Seu primeiro curta-metragem, Temporal, recebeu o prêmio de Melhor Direção de Curta-Metragem Gaúcho no 12º Festival do Cinema Brasileiro/Gramado, e de Melhor Curta, Direção e Fotografia de Curta no 2º Festival Nacional de Cinema/RJ. Alcançou grande sucesso com O dia em que Dorival encarou a guarda, Barbosa e Ilha das Flores. Como roteirista na TV Globo escreveu e dirigiu séries e especiais - Doce de Mãe recebeu os prêmios Emmy de Melhor Comédia e Melhor Atriz. Em sua extensa filmografia como roteirista e diretor, estão obras premiadas em festivais nacionais e internacionais: Esta não é a sua Vida, Felicidade é…, Houve uma vez dois verões, O homem que copiava, Lisbela e o Prisioneiro, Meu tio matou um cara, Saneamento básico, Homens de bem, O mercado de notícias, Real beleza, Quem é Primavera das Neves, Rasga coração, Vai dar nada. Foram realizadas mostras de suas obras em vários países - Alemanha, França, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Japão e Portugal. Atualmente, escreve e prepara dois longas-metragens, a comédia Motel Pérola e o semidocumentário Virgínia e Adelaide.

Informações: escoladociess@ufrgs.br