Dia 6 tem CIDADES FANTASMAS na Primavera Gaúcha

Segue a Mostra Primavera Gaúcha na Cinemateca Paulo Amorim. Esta semana, mais um filme produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre será exibido. CIDADES FANTASMAS vai em busca de quatro lugares da América Latina onde um dia houve pessoas, casas, transporte público, vida social: as hoje cidades fantasmas de Humberstone no Chile, Fordlândia no Brasil, Armero na Colômbia e Epecuén na Argentina. O documentário, com direção de Tyrell Spencer, e coprodução com a Galo de Briga Filmes e Globo Filmes, ganhou o prêmio de melhor filme brasileiro no Festival É Tudo Verdade de 2017.

CIDADES FANTASMAS está em cartaz na Cinemateca Paulo Amorim, nesta terça-feira 6 de outubro às 19 horas.

Veja abaixo a programação das duas últimas semanas da Mostra Primavera Gaúcha.


Ponto Zero (Brasil, 2015, 88min). Direção de José Pedro Goulart, com Sandro Aliprandini, Patrícia Selonk, Eucir de Souza, Larissa Tavares. 14 anos. Drama. Sinopse: Ênio tem quase quinze anos e precisa lidar com a chegada da vida adulta que se aproxima, enquanto tenta superar os traumas da infância, que incluíam acreditar em fantasmas, coisa que ele não faz há muito tempo. Na sua vida pessoal, age de ponte entre sua mãe, que acredita nesses espíritos, e seu pai, uma figura apática dentro de casa.

Data: 03/10 - terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Rifle (Brasil, 2016, 88min). Direção de Davi Pretto, com Dione Avila de Oliveira, Andressa Nogueira Goularte, Elizabete Farinha Nogueira, Evaristo Pimentel Goulart. 12 anos. Drama. Sinopse: Dione é um jovem que vive com sua família isolados em uma região rural. A tranquilidade do local é abalada quando um rico proprietário tenta comprar a propriedade onde eles vivem. Dione resolve carregar consigo um rifle para defender seu território.

Data: 04/10 - quarta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Mulher do Pai (Brasil, 2016, 94min). Direção de Cristiane Oliveira. 12 anos. Drama. Sinopse: Ruben e Nalu moram no campo, perto da fronteira entre Brasil e Uruguai. Quando ele percebe que a filha, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme quando Rosario, uma atraente uruguaia, ganha espaço na vida de ambos.

Data: 05/10 - quinta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Cidades Fantasmas (Brasil, 2017, 71min). Direção de Tyrell Spencer. 10 anos. Drama. Sinopse: Deserto chileno, Amazônia brasileira, Andes colombianos e Pampa argentino. Quatro destinos na América Latina são revisitados por meio de fragmentos de memórias, reconstruídas a partir de escombros. O filme percorre as cidades de Humberstone, no Chile, Fordlândia, no Brasil, Armero, na Colômbia e Epecuén, na Argentina.

Data: 06/10 - sexta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

O Caso do Homem Errado (Brasil, 2017, 78min). Direção de Camila de Moraes. 14 anos. Drama. Sinopse: Júlio César de Melo Pinto, o operário negro que foi executado em Porto Alegre pela Polícia Militar, nos anos 1980. A história do jovem é contada através de depoimentos como o de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido; o da viúva do operário, Juçara Pinto; e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil.

Data: 07/10 - sábado
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Bio - Construindo uma Vida (Brasil, 2017, 105min). Direção de Carlos Gerbase, com Maria Fernanda Cândido, Maitê Proença, Sheron Menezzes, Werner Schunneman. 14 anos. Drama. Sinopse: Nascido em 1959 e morto em 2070, um homem tem uma patologia especial que não o permite mentir. Depois de sua morte, amigos e membros de sua família se reúnem para relembrar acontecimentos especiais pelos quais passaram juntos e que montam um interessante retrato da biografia do rapaz.

Data: 08/10 - domingo
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Yonlu (Brasil, 2017, 88min). Direção de Hique Montanari, com Thalles Cabral, Nelson Diniz, Lorena Lorenzo. 16 anos. Drama. Sinopse: Vinícius Gageiro, mais conhecido como Yonlu, é um jovem poeta, músico e desenhista, fluente em quatro idiomas. Apesar de talentoso, ele decidiu dar fim à sua vida depois de ingressar em uma comunidade virtual de assistência para potenciais suicidas.

Data: 10/10 - terça-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Tinta Bruta (Brasil, 2018, 118min). Direção de Filipe Matzembacher, Marcio Reolon, com Shico Menegat, Bruno Fernandes, Guega Peixoto. 14 anos. Drama. Sinopse: O jovem Pedro tenta sobreviver a um processo criminal ao mesmo tempo em que precisa lidar com a mudança da irmã, sua única amiga. Sob o codinome GarotoNeon, Pedro se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele faz apresentações eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás dele.

Data: 11/10 - quarta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Cidade dos Piratas (Brasil, 2018, 84min). Direção de Otto Guerra, Marco Arruda, com Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Marcos Contreras. 16 anos. Drama. Sinopse: Um diretor de cinema enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa-metragem: a autora de “Os Piratas do Tietê” começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto. Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.

Data: 11/10 - quarta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

A Cabeça de Gumercindo Saraiva (Brasil, 2018, 95min). Direção de Tabajara Ruas, com Murilo Rosa, Leonardo Machado, Sirmar Antunes. 12 anos. Drama. Sinopse: Em 1895, no final da Revolução Federalista, o capitão rebelde Francisco Saraiva e cinco cavaleiros cruzam o sul do Brasil em uma exasperante caçada para resgatar a cabeça de Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada à capital pelo major Ramiro de Oliveira e dois ajudantes.

Data: 13/10 - sexta-feira
Horário: 19h
Local: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim

Primavera Gaúcha - Mostra de cinema
De 21 de setembro a 13 de outubro, sempre às 19h
Sala Eduardo Hirtz, da Cinemateca Paulo Amorim
Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico
Entrada franca