ANTES QUE O MUNDO ACABE é hors-concours no Festival do Rio

ANTES QUE O MUNDO ACABE, produção da Casa de Cinema do Porto Alegre e longa-metragem de estreia da diretora Ana Luiza Azevedo, será apresentado “hors concours” no Festival do Rio 2009, que acontece de 24 de setembro a 8 de outubro na capital carioca.

O filme já foi exibido duas vezes com cópias digitais: em julho, no Festival de Paulínia, onde ganhou 6 prêmios (inclusive Melhor Direção e Melhor Filme segundo a Crítica), e em setembro, no Festival de Londres. Agora, no Rio, ocorrerá a primeira sessão em cópia 35 mm, a partir da nova marcação de luz realizada pelo diretor de fotografia Jacob Solitrenick na finalizadora Teleimage.

A sessão de gala de ANTES QUE O MUNDO ACABE no Rio de Janeiro ocorrerá no sábado, dia 3 de outubro, às 19 horas, no Cine Odeon Petrobrás, que fica na Praça Floriano 7, Cinelândia, e que tem capacidade para 586 espectadores.

Outras duas sessões ocorrerão na segunda-feira, 5 de outubro, às 13h20 e às 20h, ambas no Cine Estação Vivo Gávea 3, que fica no quarto andar do Shopping da Gávea, rua Marquês de São Vicente 52.

O Festival do Rio é o maior festival de cinema do Brasil e da América Latina, com atenção e cobertura massivas da mídia. A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentados ao público brasileiro durante o evento. Filmes inéditos no Brasil, com premieres internacionais, latino-americanas e nacionais, que confirmam a importância do Festival do Rio como porta de entrada para o cinema na América Latina e a maior vitrine para o cinema independente no Brasil.

O púbico verá mais de 300 longas e curtas metragens, vindos de mais de 60 países, nas mostras Premiere Brasil, Panorama Mundial, Expectativa, Limites e Fronteiras, Mostra Geração, Dox, Midnight Movies,, Mundo Gay e Pocket Films, entre outras.

Três filmes brasileiros de ficção serão apresentados hors concours no Festival deste ano: além de ANTES QUE O MUNDO ACABE, de Ana Luiza Azevedo, também foram convidados “Insolação”, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch; e “Olhos Azuis”, de José Joffily.

A sinopse de ANTES QUE O MUNDO ACABE: Daniel, um menino de 15 anos, vive mergulhado em seu pequeno mundo, com problemas que parecem insolúveis: uma namorada que não sabe o que quer, um amigo que está sendo acusado de ladrão, uma pequena cidade que vai ter que ser deixada pra trás. É quando recebe uma carta do pai que nunca conheceu e já nem lembrava que existia. Através de cartas e fotos enviadas por ele, Daniel descobre que o mundo é bem maior que aquele que até então conhecia.

Murilo Grossi (Antônio) e Janaína Kremer (Elaine) são os pais do protagonista de ANTES QUE O MUNDO ACABE.