DECAMERÃO estréia hoje na Globo

DECAMERÃO, A COMÉDIA DO SEXO, especial produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção geral de Jorge Furtado, estréia em todo o país nesta sexta-feira, 2 de janeiro, pela TV Globo, às 22h55, logo após o Globo Repórter.

Com roteiro final de Guel Arraes e Jorge Furtado e roteiro dos dois mais Carlos Gerbase, o especial foi filmado em Super-16mm, entre 17 e 24 de novembro, na Linha Jansen, interior de Farroupilha, e no distrito de São José de Costa Real, em Garibaldi.

DECAMERÃO, A COMÉDIA DO SEXO, será uma série de 6 episódios a ser apresentada pela TV Globo em junho-julho de 2009. O episódio de hoje, intitulado COMER, AMAR E MORRER, é o piloto da série.

A inspiração para Decamerão vem de uma coletânea de 100 contos de origem popular escritos pelo italiano Giovanni Boccacio entre 1348 e 1353. Misturando comédia, drama, romance e pitadas de erotismo, a trama escrita por Furtado, Arraes e Carlos Gerbase conta a história de um casal de classes sociais distintas que se casa, à primeira vista, por interesse. O humor ousado da obra traz à tona histórias clássicas, como um amor não correspondido e um amor puro entre duas pessoas que desafia o tempo.

O episódio COMER, AMAR E MORRER, traz o Velho Spininellochio (Tonico Pereira), dono de uma grande vinícola, que avisa ao filho Tofano (Matheus Nachtergaele) que ele só herdará sua fortuna se aceitar se casar com Monna (Deborah Secco). O patriarca quer garantir o futuro da enfermeira que está a seu lado em seu leito de morte e ignora a paixão do jovem por Isabel (Leandra Leal). O enterro e o casamento da família são celebrados por Maseto (Lázaro Ramos), um falso e divertido padre.

Para consumar a união, Monna pede ajuda aos criados Tessa (Drica Moraes) e Calandrino (Edmilson Barros) e promete recompensá-los. Porém, Tofano também recorre ao casal para conquistar Isabel, que está comprometida com Filipinho (Daniel de Oliveira), e avisa que, se tudo der certo, suas vidas irão mudar.

-- Um dos grandes clássicos dos contos populares foi recriado por grandes atores brasileiros, em uma paisagem linda. Isso é que faz deste especial uma bela história - afirma Furtado.

Leandra Leal e Mateus Nachtergaele em “Comer, amar e morrer”