ILHA DAS FLORES em mostra sobre Cinema-ensaio em Berkeley

A cinemateca Pacific Film Archive, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, realiza em janeiro de 2009 a primeira parte de uma mostra especial sobre “O Ensaio no cinema”, com curadoria do cineasta e teórico francês Jean-Pierre Gorin.

Na sessão do dia 27 de janeiro, serão exibidos filmes-ensaio de Fernando Birri, David Griffith, Luis Buñuel e Jorge Furtado. O longa-metragem da noite será “Tire Die” (1958), do argentino Birri, em parceria com seus alunos do Instituto de Cinematografia da Universidad Nacional del Litoral. Abre a sessão ILHA DAS FLORES (1989), curta-metragem produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção de Jorge Furtado. Complementando o programa, serão exibidos ainda “Tierra sin pan”, de Buñuel, e “A Corner in wheat”, de Griffith.

A primeira parte da mostra, que vai até o dia 24 de fevereiro, terá ainda ensaios fílmicos de Chris Marker, Dziga Vertov, Jean-Luc Godard e Jean Rouch, entre outros. A programação completa desta série pode ser conferida no sítio do PFA.

A mostra “The Essay in Cinema” foi originalmente organizada pelo Austrian Film Museum, para ser apresentada no Festival Internacional de viena em outubro de 2007. No PFA, a produção da mostra é de Kathy Geritz. A sala de cinema do Pacific Film Archive fica no número 2575 da Bancroft Way, em Berkeley, entre College e Telegraph, junto ao Berkeley Art Museum.

Prédio principal do Berkeley Art Museum, onde fica o Pacific Film Archive