O HOMEM QUE COPIAVA é tema de vestibular na Bahia

O projeto “Cinema no Vestibular”, da Universidade Federal da Bahia, abre o mês de novembro com a exibição de O HOMEM QUE COPIAVA, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, com direção do cineasta Jorge Furtado. O longa-metragem, segundo da carreira do diretor, será exibido com entrada franca no dia 1º de novembro, às 14h, na Sala Alexandre Robatto. Em seguida, haverá palestra ministrada por Soleni Fressato (UFBA), Coordenadora Executiva do grupo de pesquisa, credenciado pelo CNPq, Oficina Cinema-História, Núcleo de Produção e Pesquisas da Relação Imagem-História.

O projeto “Cinema no Vestibular” oferece aos alunos da rede pública do ensino médio e oriundos das camadas populares, candidatos aos exames de vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o acesso a exibição dos filmes indicados em seu processo seletivo e abordagens críticas e analíticas realizadas por especialistas. Os filmes são exibidos sempre aos sábados, seguidos de palestras ministradas por professores de cinema.

A sinopse distribuída pela divulgação do projeto diz o segunte:

“O filme, ambientado na zona norte de Porto Alegre, conta a história de André, um jovem operador de fotocopiadoras que mora com a mãe e tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Ele se apaixona por sua vizinha Sílvia e passa a observá-la com os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas conseguir 38 reais para comprar um suposto presente para sua mãe. Para isso, é ajudado por Cardoso, empregado de uma oficina, que topa qualquer coisa por dinheiro.”

Lázaro Ramos em O HOMEM QUE COPIAVA