SANEAMENTO BÁSICO, O FILME recebe prêmio da crítica

A recém-criada Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) elegeu SANEAMENTO BÁSICO, O FILME, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre com direção de Jorge Furtado, como o “Destaque Gaúcho” de 2007, fazendo jus ao Prêmio Luiz César Cozzatti. “Tropa de Elite”, de José Padilha, foi eleito o Melhor Filme Brasileiro de 2007, enquanto “Império dos Sonhos”, de David Lynch (EUA), foi o Melhor Filme Estrangeiro.

A entidade instituiu um prêmio para Destaque Gaúcho com o objetivo de valorizar a produção local e, ao mesmo tempo, reconhecer um título que de alguma forma tenha contribuído para o cinema, seja quanto à linguagem, temática ou forma de produção e distribuição. O nome do prêmio é uma homenagem ao crítico gaúcho Luiz César Cozzatti, falecido em fevereiro de 2006.

A ACCIRS é composta por críticos e jornalistas que atuam nos mais diferentes espaços dedicados ao cinema - revistas, jornais, programas de TV e rádio, sites e blogs.

É a primeira vez na história que o Rio Grande do Sul, terceiro pólo produtor cinematográfico do país e que já conta com três cursos de graduação em cinema, ganha uma associação de críticos.

Os votantes esse ano foram Adriano de Oliveira Pinto, Marcelo Oliveira, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz, Jacqueline Chala, Ticiano Osório (abstenção em Gaúcho), Daniel Feix, Goida, Adriana Androvandi, Marcus Santuário, Paulo Casa Nova, Chico Izidro, Roberta Pinto, Marcelo Perrone, Enéas de Souza, Fatirmarlei Lunardelli, Marcus Mello, Roger Lerina, Robledo Milani e Marcelo Mugnol.