Cinema do RS e da Índia em Ouro Preto

Começa nesta quarta-feira, 15 de novembro, a segunda edição do “Imagem dos Povos”, Mostra Internacional Audiovisual de Ouro Preto, que teve, na semana passada, uma prévia no Rio de Janeiro.

Assim como na edição 2005 as imagens eram da Nova Zelândia e de Minas Gerais, este ano os povos retratados são o indiano e o gaúcho. Entre os mais de 150 filmes a serem exibidos, a Casa de Cinema de Porto Alegre estará representada pelos longas HOUVE UMA VEZ DOIS VERÕES, MEU TIO MATOU UM CARA e SAL DE PRATA e mais 14 curtas, incluindo uma sessão especial de lançamento, em Minas Gerais, da Caixa CURTAS DA CASA, com 4 DVDs.

As primeiras sessões do projeto serão dedicadas ao público infantil, uma às 14h e outra às 16h. No Cine Vila-Rica, será exibida a animação “Hanuman”, com direção de V.G. Samant Milind Ukey. A entrada é franca. As crianças que acompanharem as sessões terão direito a pipoca, algodão doce e balão.

Às 18h, também no Cine Vila-Rica, outra sessão marca a abertura do projeto. Serão exibidos os filmes “O Início do fim”, com direção de Gustavo Spolidoro; “HJW3844”, de Cao Guimarães e “The many faces of madness”, com direção de Amar Kanwar; representantes, respectivamente do cinema feito no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e na Índia.

Já às 20h, o público vai conferir um show musical no teatro do Centro de Artes e Convenções da Ufop, com Vitor Santana (violão e voz) e Mariana Nunes (voz). Os músicos vão se apresentar acompanhados por Flávio Henrique (piano e violão), Maurício Ribeiro (escaleta e baixo), Rogério Sam (percussão) e André Campagnani (bateria). O show tem participações especiais: a cantora Ná Ozzetti e o músico indiano Madan Gopal. O espetáculo, patrocinado pela Telemig Celular, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem direção artística de Adyr Assumpção e direção musical do arranjador e instrumentista Flávio Henrique. Os convites devem ser retirados com antecedência no local.

Destaques da Programação

A II Mostra Internacional é composta por mais de 150 trabalhos. Entre os filmes da Mostra Índia, destaque para o Programa Estréias da Índia. “Rang de Basanti” de Rakeysh Omprakash Mehra, com AAmir Kam, um dos atores mais populares do país, focaliza muitas das tendências contraditórias que existem na Índia e no mundo de hoje. Em “Omkara”, o diretor Vishal Bhardwaj oferece uma releitura do Othello de Shakespeare, assim como seu “Maqbool” fez com Macbeth.

O Programa Retrospectiva traz trabalhos inéditos de um dos mais importantes cineastas indianos - Ritwik Ghatak. Os trabalhos configuram em um panorama retrospectivo e presta uma homenagem ao cineasta veterano e não ortodoxo do estado de Bengala. Dentro da programação da Mostra índia, destaque também para os trabalhos do Instituto de Cinema e Televisão da Índia (FTII) em Pune. Com cursos regulares oferecidos a partir de 1961, o FTII é uma das poucas escolas de cinema totalmente públicas ainda existentes no mundo, nas quais um curso completo de cinema é coberto por fundos governamentais. O Programa Escola de Cinema/Pune é composto pro trabalhos de conclusão de curso realizados por alunos do FTII e elogiados e premiados em festivais de cinema prêmios na Índia e no exterior.

A programação da Mostra Rio Grande do Sul traz em sua grade programas retrospectivos e inéditos. Entre os curtas-metragens inéditos, destaque para:

Programa Inéditos 1
“Sketches”, de Fabiano de Souza;
“A domicílio”, de Nelson Diniz;
“Lótus”, de Cristiano Trein;
“Hoje tem felicidade”, de Lisiane Cohen;
“Terra Prometida”, de Guilherme Castro

Programa Inéditos 2
“Café Paris”, de Adalgisa Luz;
“Kactus canini kid”, de Lancast Mota;
“Rolex de ouro”, de Beto Rodrigues;
“Superflufi”, de Tula Anagnostopoulos;
“Vera Lúcia”, de Diego Godoy.

Vale a pena conferir também os filmes feitos em parceria entre a RBS TV e produtores independentes. A parceria garante a produção e exibição de curtas em horário regional da televisão. Desde 1997, ano de sua criação, foram realizadas 100 horas de pequenos filmes de ficção, documentários e seriados. Seis desses trabalhos serão apresentados em dois Programas RBS. São eles: “De 10 a 14 anos”, de Márcio Schoenardie; “O resto é Silêncio”, de Márcio Schoenardie; “Maria conceição, a Santa da Vila”, de Rogério Brasil Ferrari; “Foi onde deu pra chegar de bicicleta”, de Frederico Pinto; “Porto Alegre de Quintana”, de Gilson Vargas e Fabiano de Souza; e “Os Mucker: sangue e fé em Ferrabrás”, de Marta Biavaschi

Outra safra da recente produção do cinema gaúcho poderá ser vista nos filmes de alunos de escolas de cinema gaúchas - Unisinos e PUC-RS.

Na programação da Mostra Minas Gerais, estado de origem e anfitrião do Imagem dos Povos, o público poderá conferir documentários, curtas-metragens, animações, exercícios sobre imagens da memória e filmes feitos com e para mídias móveis produzidos no ano de 2006. Sendo assim, a Mostra Minas traz programas compostos por trabalhos selecionados para o II Prêmio Estímulo - Curta Minas 2006 e o Prêmio Telemig Celular Curta o Minuto, além das produções que participaram da Mostra Competitiva do Telemig Celular art.mov e filmes que fazem parte de dois projetos relevantes do Centro de Referência do Audiovisual da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte: o Memória da Religiosidade e o BHIS Recine.

A programação completa do 2º Imagem dos Povos está em http://www.imagemdospovos.com.br

Imagem dos Povos